person_outline



search

Painel intergovernamental de mudanças climáticas- Supostas verdades

Relatório de painel intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC)da ONU sobre Clima


O Relatório Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU mostra um panorama crítico quanto as condições de nosso planeta. Condições que tendem a se agravar num curto espaço de tempo e segundo este relatório, o homem é o principal responsável para tais mudanças:

"A maior parte do aumento nas temperaturas médias registrado no mundo todo desde a metade do século 20 é, muito provavelmente, conseqüência do aumento verificado nas concentrações antropogênicas (relativas ao ser humano) de gases do efeito estufa."

Que o homem é um dos responsáveis pelas alterações climáticas do planeta parece algo inegável, porém, incutir toda responsabilidade sobre tais alterações no planeta é no mínimo irresponsável, leviano, sem qualquer noção de conhecimento científico, principalmente em relação ao ponto principal: o clima e suas relações com a sociedade.

O homem pode ser no máximo um dos elementos deste processo de degradação do meio ambiente. Porém a pergunta a ser feita não é esta , a questão é : que homem provoca estas alterações? Ou melhor que tipo de sociedade provoca e acelera tal processo?

Se o homem é responsável por 90% dos gases que provocam o efeito estufa, tenho a primeira pergunta: qualquer homem é responsável por esta poluição, sabendo que os EUA são responsáveis por mais de 50% de toda poluição emitida no mundo? E que a China se aproxima dos EUA neste quesito?

O engraçado (se não fosse trágico) é que a mídia em geral coloca como problema desse tal aquecimento global a queima de florestas como principal motivo pelo aumento da temperatura do planeta..Um exemplo são os conceitos utilizados pelo WWF Brasil para definir alguns pontos importantes:

Quais as causas das mudanças climáticas? WWF brasil
As mudanças climáticas, outro nome para o aquecimento global, acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa (GEEs) do que as florestas e os oceanos são capazes de absorver.

Como são lançados os gases de efeito estufa?
Isso acontece de diversas maneiras. As principais são: a queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural) e o desmatamento (no Brasil, o desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de GEEs).

Como o desmatamento influencia na mudança do clima?
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento.

Quando se fala de emissão de CO2 o sitio do WWF Brasil mostra uma foto de desmatamento e queimadas no Brasil, porém, dados recentes mostram que tais situações diminuíram drasticamente este problema nos últimos anos.

São posições como estas, que colocam na sociedade uma visão equivocada, baseada no senso comum, uma condição alarmante e catastrófica , fazendo que qualquer homem seja responsável por todos os problemas ambientais no mundo.
O que precisa e deve ser mostrado é que o homem que provoca a degradação do planeta não é você, não sou eu, não é o meu vizinho, o responsável por isso é um sistema que coloca na mãos de poucos o controle das ações planetárias : a pequena burguesia capitalista .

Empresas, Conglomerados que decidem os rumos e destinos do planeta, acima de qualquer Estado ou nação .
Que impõe suas vontades sem nenhuma preocupação com nenhum ser humano no mundo ou melhor nenhum homem.
Homem igual a milhões ou bilhões espalhados pelo mundo, homens que trabalham, lutam e tentam sobreviver em condições totalmente adversas,e que no final das contas ainda é considerado pela ONU com principal responsável pelos problemas ambientais de nosso planeta.
O que espero é apenas uma reflexão sobre o assunto, uma reflexão complexa ,pois , como geógrafo tenho uma posição totalmente contrária a tudo isto que se expõe como verdades absolutas. Não existe verdade absoluta, nunca existiu e espero que nunca exista.
Se querem que você acredite em algo, tudo bem.
Se querem te acusar de algo, tudo bem?
Pin It
Atualizado em: Sex 22 Jan 2010

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222