person_outline



search

toc (Transtorno Obsessivo Compulsivo) opinião/relatos

Por que ninguem fala sobre toc? , toc (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença mental muito comum, muitas pessoas tem, mas não ganha a atenção q deveria ter, eu nunca vi muitas coisas publicas sobre a doença, nunca vi consientisaçoes para respeitar os portadores dessa doença.
 Eu ja convivi por muito tempo com pessoas que tem toc, essa doença prejudica muito a vida social dessas pessoas, no caso em que eu presenciei a pessoa nem saia de casa, era extremamete dependente para contatos mais sociais como ir comprar alimentos e etc.
O que estou dizendo aqui não é o que acontece em todos os casos, esse é só em um caso em que a doença esta mais elevada, a maioria das pessoas não conhecem, e muito menos respeitam, eu conheci uma pessoa q tinha toc, quando uma pessoa entrava na casa dela ela via aquela pessoa como uma pessoa q estava (suja) a pessoa podia esta limpinha ,cheirosa mas na mente dela a pessoa entava suja e no que ela escostasse se tornaria ''sujo'' , quando a pessoa saia ela saia limpando tudo, sofa, parede,chao isso pode parecer estranho mas era a rotina, com o passar do tempo ela nem abria a porta para as pessoas e nem saia na rua porque teria que tomar banho mesmo sem ninguem nem encostar nela.
O quarto era um local ''sagrado'' que só podia entrar se tiver tomado banho, a partir do momento que entra lá ,se for sair para por exemplo: tomar agua,ir no banheiro, teria que tomar banho para ai entrar no quarto de novo, porque na cabeça dela como eu fui na cozinha/banheiro eu fiquei ''suja'' ja teve dias de eu ir na cozinha e ter que tomar outro banho , e em outras dormir com vontade de fazer xixi pra não ter que tomar outro banho. A propia pessoa se sente mal por estar fazendo isso, mas ,é uma coisa incontrolavel ,compulsiva, que afeta ou ate mesmo afasta as pessoas ao redor.
  Toc é uma doença que afeta mais de 150 mil de pessoas só aqui no brasil e dura a vida intera , e nao tem cura. Eu gostaria ela fosse mais vista, discultida e respeitada, esse é só o meu relato/desabafo/opnião.
Pin It
Atualizado em: Sáb 4 Jan 2020

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR
Fone: (41) 3342-5554
WhatsApp whatsapp (41) 99115-5222