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Convite à reflexão – pra você pensar 3.
Este pequeno texto é um convite à reflexão.
Não vou tentar convencer o leitor de nada. Antes pelo contrário, sequer tenho este direito. Apenas tecerei algumas linhas a respeito da liberdade de expressão, democracia, inclusão do outro e diferença.
Quanto tempo faz que o leitor não diz assim: “ah... acho que você tem razão”, ou “vou pensar nisso, você pode estar certo”... “ahh, bah, não havia pensado por este lado, prometo fazê-lo”... “bah... eu estava errado, você tem razão”...
Se você não se lembra quando foi a última vez que pronunciou estas palavras para um interlocutor você não é um democrata. Você não pensa na diferença e na opinião do outro. Você evita o cnflito de idéias, elemento central da democracia. Se você não se lembra quando foi a última vez que, no seu íntimo, você pensou ... “bah pode ser que ele esteja certo”, mesmo esbravejando para seu interlocutor que ele está errado, você é um ditador. Ditador pois que o outro é coisa. Ele não significa nada pra você, a não ser aquilo que você não quer.
Não há nenhum problema em não ser um democrata. Não há, igualmente, nenhum problema em ser um ditador. O problema está em ver isso apenas no outro. Em discriminar o outro por uma falta própria... em deixar de incluí-lo porque discorda.
Liberdade de opinião não é apenas dar a “sua” opinião. É ouvir e pensar sobre a do outro. Isso se justifica pois que o humano é um ser para linguagem e que vive dela. Faz dela a sua forma de movimentar-se no mundo... de seguir reproduzindo suas idéias, demandas e essências. Se você não consegue ouvir e pensar sobre o que diz o outro, você está plantando o “contra-humano”. É fácil ver isso: muitos dos que defenderam a ditadura, os civis... hoje buscam os ossos de seus filhos. Plantaram o “contra-humano” e não conseguem sequer (re)colher os ossos de seus filhos.
O que quero, leitor, é que você pense sobre isso. Não que concorde. Aliás, quero que não concorde... Não tenho a pretensão de estar correto. Apenas quero fazer com que o maior número possível de pessoas pensem de forma livre sobre a forma como encara e vê o outro e o argumento do outro.
Atualizado em: Sáb 22 Out 2016