- Artigos Científicos
- Postado em
Qual a Normalidade da Moda?
Qual a normalidade da moda ? By : Victor de Sousa Mauricio.
O mundo das celebridades , assim como os filmes, as novelas e a mídia são os grandes responsáveis pelo ‘ditar’ dos padrões na moda atual. Saltos, scarpins , blazers, ternos, vestidos de seda, cachecóis – ou camisetas polos, jeans, bermudas despojadas , camisetas simples, sapatos sociais, tênis, em geral, imperam. Vários estilos são criados. As próprias celebridades às vezes também fogem da regra e acabam escandalizando ‘o padrão’ com roupas exóticas e fora de norma, um bom exemplo é o vestido de carne que a cantora Lady Gaga vestiu em um evento de premiação em 2013 .
Tais deturpações da moda, estas que teoricamente nem os mais bregas da nossa sociedade ousariam usar, geram polêmicas e ao mesmo tempo críticas e revolta nas redes sociais. Diante disso, o que é ser Normal para moda? A normalidade é definida somente com roupas que pode ser usada em uma sociedade ocidental ? Acontece que a forma com que uma sociedade do ocidente se traja é diferente de uma sociedade do oriente. O jeito como nos vestimos reitera a necessidade de externar a sua personalidade e apelar ao padrão pessoal e a conexão com a sociedade na qual se refere. Com isso, há dificuldade para reconhecer um padrão normal uma vez que cada pessoa ou cada grupo de pessoas desempenha um ‘papel’ diferente. Rocha (1984) fala sobre o conflito de interesse entre dois grupos diferentes. De um lado, conhecemos um grupo do “eu”, o “nosso” grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo (...) Aí, então, de repente, nos deparamos com um “outro”, o grupo do “diferente” que, às vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz é de forma tal que não reconhecemos como possíveis. “ E, mais grave ainda, este “outro” também sobrevive à sua maneira, gosta dela, também está no mundo e, ainda que diferente, também existe.” Vê-se que talvez nunca existirá esse conceito de ‘normal’ , pelo menos se a referencia ao objeto da normalidade com referência em todos os povos, pois a heterogeneidade dos povos faz com que haja impossibilidade de alcançar um consenso sobre o 'normal' por conta da existência de diversos grupos sociais heterogêneos.
Já que cada ser humano age e pensa de uma forma única, Peças como sapatos, adereços, brincos, colares, óculos não são padronizadas, pois dependem do gosto particular de cada um. Suponhamos então que alguma adolescente do Alasca é também roqueira. Embora que todos a sua volta estejam padronizados com casacos, botas, esta adolescente pode se diferenciar dos outros por utilizar batom preto, piercing, cabelo pintado e torna-se diferente do padrão de uma cidadã tradicional do Alasca. A individualidade faz com que cada pessoa siga um pensamento, uma ideologia, um gosto particular, mesmo que esse esteja atrelado a um modismo. Diante disso, é possível uma pessoa utilizar as mesmas peças por causa da variação climática mais seguir um estilo de vida totalmente diferente. As tribos urbanas e classes representam a diversidade de uma sociedade. Grupos como rockeiros, pagodeiros, emos, punks, afropunks, cyberpunks, skinheads, , alternativos , rastafáris, patricinhas ,todos são diferentes entre sí. Da mesma forma que grupos sociais indígenas na Amazonia, aborígenes no México e Estados Unidos ou tribos Zulus Africanas também irão ter suas características de trajar-se.
Um fator preponderante com as mudanças da moda é também o mercado. O mercado é o principal expoente das tendências sazonais na moda. O mercado está adequado às necessidades da modernidade e a esta funciona como termômetro para as vendas, o que é bonito, o que é legal e o que merece ser comprado aparecerá como oportunidade de exploração aos profissionais do marketing nas lojas, sites e revistas. Ortiz (2003)observa sobre este fator. “(...) A Modernidade enquanto estilo de vida, cuja concepção não se encontra distante daquela utilizada pelas indústrias culturais, quando classificam seus produtos como estando "fora" ou "na" moda. Um vestido, um automóvel, uma técnica, um hábito, são modernos na medida em que se ajustam a uma situação atual.” Conforme Gonzalez e Bello (2002), o consumidor despende de três fatores: as atividades , os interesses e as opiniões . A atividade é a forma em que o consumidor depreende para a monetização do dinheiro; já os interesses são tudo aquilo que está à sua volta e que considera relevante; e, por fim, as opiniões são como os consumidores se veem e como eles veem o mundo a sua volta.
Atualizado em: Sex 22 Dez 2017