- Contos
- Postado em
"Movimento Rápido dos Olhos"
Sobressalto. A impressão de que o corpo está caindo, sensação um bocado assustadora! Batimento cardíaco acelerado, respiração ofegante. Sistema nervoso irregular. Provavelmente toda gente já passou por um momento assim. Beber água também é muito recorrente. Eu nessas situações, por exemplo, bebo, bebo, bebo e a sede nunca passa. É como se não houvesse possibilidade de se saciar. “A água do copo estava mais para areia. Se viro o copo, caía areia nos pés.”
_ Qual é o sentido de voar?
_ Voar é crescer. Por isso é mais só criança que voa. Porque está crescendo.
_ Então adulto não voa?
_ Não, dizem que é só criança. Adulto já parou de crescer.
_ Interessante!
Interessante e ... estranho! Não! Um equívoco: isso sim. Já tenho meus cabelos brancos e ainda ontem, alta madrugada, voei. Então tem-se aqui uma teoria tombada por terra. Era para eu estar crescendo até hoje? “Mas e se for você a exceção que confirma a regra?”
Pouco provável. De todo modo, vez ou outra questionava minha mãe, minha avó ou quem quer que seja que inspirasse experiência e transpirasse sabedoria popular. Em verdade, questiono até hoje sempre que oportunidade tenho e que à memória me vem tais assuntos.
_ E cobra?
_ Credo! Cobra dizem que é dinheiro.
_ Então por que credo? Se é dinheiro então é bom...
_ Não gosto de jeito nenhum! Deus me livre! Com cobra não! Tenho pavor. Coisa mais horrível a tal de cobra!
“Chego até arrepio, olha!” E aponta com o dedo esguio para os fios ouriçados de um dos braços.
Doença ou morte estão entre os mais excruciantes, acredito eu. Mas segundo a crença dos antigos, não há com o que se preocupar. Enigmaticamente, coisa ruim nunca quer dizer coisa ruim.
_ Ahhhh, aí é saúde para o enfermo. É longevidade para o defunto.
_ Que estrambólico!
_ É coisa destrambelhada, mas vai pelo que digo. Não precisa se afligir quando os tiver. Pode sossegar.
Tenho por mim que é estratégia inteligente isso de a acepção ser às avessas. É resguarde. E funciona muito bem no sentido de aliviar o coração das preocupações. Acreditar nisso acaba por trazer uma sensação confortante e agradável: associar saúde ao evento trágico forjado no pensamento dormente.
_ Então já vivo sem maior sofreguidão! Não devo dar bola ao que, de todos, mais me persegue e apavora. Dente caindo só pode ser coisa boa.
_ Desconjuro! Valha-me Deus! Que dente caindo não é coisa boa não! É agouro de morte, moço!
Volto para casa, as frases fragmentadas ecoando, se debatendo contra as paredes que revestem meu pensamento. “Agouro de morte.” A força dessas palavras vai se dissolvendo à medida que a cabeça se acomoda mais confortavelmente no travesseiro e o repouso faz pesar as pálpebras. A lâmpada desligada e o forro do teto velam o sono “R.E.M”. Acima do telhado, o céu noturno. Irrepreensível. Bailavam nele um mundo de estrelas, num movimento eternamente vivo.
Atualizado em: Qua 12 Jul 2017