person_outline



search

MEXERICA - A FRUTA PREDILETA DE MAMÃE

 

         A mexerica é uma fruta especial. Além de ser muito gostosa, é fácil de descascar e seu sabor me agrada muito. Geralmente, no final do mês de março de cada ano, ou no início de abril, as feiras ou “sacolões” começam a vender essa fruta.

         Hoje mesmo, entrei em um “sacolão” e vi uma banca cheia de mexericas. Algumas meio verdes, outras com a casca amarelinha, indicando que estavam na hora de saboreá-las. Aliás, quando vou à feira e vejo uma verdadeira aquarela formada pelas frutas e legumes, um colorido maravilhoso, imediatamente me vem à cabeça a imagem do Criador. E penso: Como Deus é bondoso e misericordioso! Oferecendo a Seus filhos uma enorme quantidade de frutas, legumes, tudo extraído da natureza. Meus olhos se enchem dessa beleza que me faz valorizar Nosso Pai que, pelo amor grandioso para com seus filhos,

         Muito bem. Feita a reflexão que me fortalece na fé, na crença de que existe verdadeiramente um Deus maravilhoso e criador de todas as coisas, quero, através deste texto, lembrar-me de uma pessoa que adorava saborear uma mexerica. Quando levava algumas para ela, recebia eu um gracioso sorriso de agradecimento e a frase: “Esta é a fruta de que mais gosto.” Ela, quem? Minha mãe. Foi no ano de 2006, no dia 13 de abril. Levei algumas mexericas para ela. Disse-lhe que não estavam ainda muito madurinhas, mas já se podia se deliciar de seus gomos. Ela, muito agradecida, chegou a saborear uma das frutas. No entanto, pouco depois, talvez umas duas após, já debilitada, ela passou pela pior experiência de sua vida: Um acidente vascular cerebral – AVC −, que, um ano depois ceifou sua vida tão preciosa. Foi um ano de muito sofrimento por que ela passou. Apesar de um tratamento cuidadoso, infelizmente a doença levou minha mãe para sempre.

         Sempre que me vem à cabeça alguma lembrança significativa, alegre ou triste, meu coração pede para que eu escreva uma crônica ou um texto a fim de dividir com as pessoas um pouco de meus sentimentos.

         A mexerica, fruta do mês de abril, como costumo dizer, me traz faz viajar no tempo e voltar para aquele dia que mamãe passou por um sofrimento tão grande e, claro, nos entristeceu por demais. Ao ver a fruta meio verde ainda ou já madurinha, nas feiras ou sacolões, imediatamente surge em minha mente a figura doce de mamãe. Aquela mulher carinhosa, generosa, cheia de ternura que me trouxe ao mundo. Que me educou, me fez uma pessoa de bem... junto, é claro, com meu pai, um homem simples, de bom coração, trabalhador, que também já não está mais neste mundo.

         Pena que mamãe não está mais aqui. Certamente, se estivesse, estaria eu levando para ela algumas mexericas, bem madurinhas e docinhas. Mas o que posso fazer? Apenas lembrar-me dela com carinho e muita saudade.

         BH - 09 de abril de 2021

Pin It
Atualizado em: Seg 12 Abr 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222