person_outline



search

A sociedade,nosso espelho

Estava correndo na esteira,e observei quantas pessoas tinham ao meu lado,gente que estava andando ou correndo,pessoas que faziam o mesmo que eu , e ainda assim,eramos desconhecidos.
  Centenas de pessoas entram em academias todos os dias,passam cerca de uma hora,e vão embora.Academia tornou-se sinônimo de vida moderna,abre antes da cidade acordar e fecha quando a noite acaba,aos cidadãos ocupados.Em uma corrida contra o tempo,que alguns chamam de cotidiano,não tem desculpa para não se exercitar,é só ir a uma academia.A possibilidade de pessoas serem diferentes é completamente descartada.
  O exercício com maior número de adeptos é a musculação ,porém em uma infinidade de alternativas é difícil crer, em um gosto tão homogêneo. E de fato não o é,existem três grupos dentre os frequentadores de academia: os que vão por prazer;aqueles que o tempo livre só permite esse exercício;e os que gostam dos resultados no corpo.Você já parou para pensar o quanto isso reflete a nossa sociedade?
  A sociedade é baseada em valores,dentre estes os estéticos,que fazem com que as pessoas busquem o corpo perfeito.Também ,os valores capitalistas,que nos faz por,o dinheiro em primeiro lugar,em uma compulsão consumista.E para nos tornarmos cada dia mais '' felizes'' economicamente ,a vida é vivida em um constante frenesi,que nos faz escravos do relógio.
  O ser humano é um ser egocêntrico, e o valor individualista outro ponto da sociedade.Sabe as pessoas ao meu lado nas esteiras,estávamos cada um em seu mundo próprio , de caráter solitário.A própria organização de uma academia , com seus aparelhos de uso individual , e os treinos em que você vai de um exercício a outro,todos sozinho.Isso tudo revela o egocentrismo humano,o nosso egocentrismo.
  Existem outros meios de exercitar-se , equipes de corrida, esportes em grupo, como futebol,com nosso gostinho brasileiro. No entanto são pouco disseminados, e os maiores adeptos são crianças e jovens,que ainda não sofreram tanto a influência do meio social.
  Cada estrutura de sociedade é pautada nos seres que compõe essa sociedade,portanto aprendamos a enxergar a nossa volta , que seja correndo na esteira da academia , o reflexo da personalidade dessa década para podermos entender a nós mesmos.
Pin It
Atualizado em: Qui 12 Maio 2016

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br