person_outline



search

CARMOND - CAPÍTULO I

CAPÍTULO UM

Foi em meados de junho e o inverno era um dos mais rigorosos já vividos no vilarejo, até aquele ano. Na noite em que o jovem médico chegou à pequena e distante Carmond, além do frio, caía uma chuva torrencial.
_ Aqui é sempre tão frio assim? Ele perguntou ao simpático motorista que o havia buscado, na estranha estação ferroviária, algumas horas atrás, e agora, o ajudava a retirar suas malas do carro.
_ Sim, e é bom ir se acostumando, doutor! Lá pro final do mês tende a ficar pior, muito pior. Às vezes chega a nevar.
Augusto sorriu e pensou tratar-se de uma brincadeira do homem que caminhava apressadamente à sua frente em direção à porta da pensão. A única do local.
_ Porque está sorrindo, doutor? Acha que estou de brincadeira?
_ Então é sério? Oh meu Deus! Isso é inacreditável, lá na capital quase nunca faz frio.
_ Nem mesmo no inverno?
_ Muito pouco, meu amigo.
O motorista colocou a última mala na recepção, deserta, e tocou algo parecido com um sino.
_ Espere só mais uns dias e verás o que é frio, meu doutor. É de trincar os dentes.
Nesse momento, os dois ouviram passos apressados no chão de madeira que vinham em direção a eles e não demorou a surgir uma senhora baixa e rechonchuda que carregava um castiçal com velas acesas. Só então, Augusto se deu conta que todo o vilarejo estava na escuridão. Estranhou, mas, imaginou que a chuva fosse a responsável pela falta de luz elétrica.
_ Boa noite, meus senhores!
_ Boa noite, Xica. Demoramos, mas, chegamos.
_ Já estava mesmo preocupada, Piu. Essa chuva toda e vocês à deriva nessas estradas perigosas.
_É, minha amiga! Realmente o trajeto não foi fácil, penso que o doutor nunca tinha enfrentado uma chuva dessas na vida. Mas, ele teve sorte em ter esse velho aqui como motorista. Além disso, ele está estranhando muito o frio aqui da região, não é mesmo, doutor?
_ Pois não? Augusto perguntou meio perdido, pois ficara observando o casal conversando e imaginando há quanto tempo eles se conheciam. Na maioria das vezes e em lugares pequenos como Carmond, as pessoas se conhecem de uma vida toda.
O motorista tocou em seu ombro e repetiu parte do diálogo:
_ Estava a dizer para Xica que o senhor não está acostumado com o frio que faz por essas bandas.
_ Ah sim! É verdade, dona...?
_ Francisca, mas eu prefiro que me chamem de Xica.
_ Como quiser, dona Xica! Pois então, eu realmente não estou acostumado com tanto frio. Lá na capital a temperatura está sempre muito elevada.
Xica e Piu trocaram um sorriso cheio de cumplicidade, como quem queria dizer: “É bom se preparar” e ela que havia deixado o castiçal sobre o balcão, voltou a pegá-lo e pediu que eles a seguissem.
_ Não posso me demorar, Xica. Agora que o doutor está entregue, sã e salvo, preciso ir pra casa descansar pro dia de amanhã.
_ Nada disso, Piu. Você não vai embora sem antes tomar um prato daquela sopa que você adora e que está ali quentinha esperando por vocês.
Augusto entendeu que não seria necessário a dona da pensão insistir, Piu tomou suas malas nas mãos outra vez e foi seguindo dona Xica através do imenso corredor cheio de portas, até que ela parou diante de uma delas e entregando o castiçal para Augusto, retirou do bolso uma chave.
_ Este é o seu quarto! É tudo muito simples, mas muito bem cuidado, doutor.
Mesmo com a pouca claridade, Augusto percebeu que o quarto, apesar de simples, era aconchegante.
_ Tem tudo o que eu preciso aqui! E sendo assim, não poderia ser melhor, podem acreditar!
_ Fique tranquila, Xica. O doutor aqui não é cheio de frescuragens como aquele último que esteve no vilarejo. Não é mesmo, doutor Augusto? O motorista perguntou enquanto terminava de colocar as malas alinhadamente num canto do quarto.
_ Não se preocupem comigo, tenham a certeza que ficarei muito bem acomodado. Só preciso tomar um banho e trocar essa roupa que está um pouco úmida.
_ Aqui nessa cômoda tem toalhas limpas e passadas, e o banheiro é logo ali no final do corredor. Vou acender algumas velas para ajudá-lo.
_ Por falar em acender, o que houve com a luz? É por decorrência da chuva?
_ Não, meu doutor. A chuva não tem nada haver com isso. Todas as noites, após as oito horas, a vila fica na escuridão. Com chuva ou sem chuva.
_ Como assim? O que há com a eletricidade daqui?
Piu se posicionou ao lado de Xica na porta do quarto e os dois trocaram um olhar de cumplicidade que deixou ainda mais claro para Augusto o quanto aquele casal se conhecia.
_ É uma longa história, meu jovem. Por ora, tome o seu banho e venha nos fazer companhia na cozinha. Estaremos te esperando para tomar uma sopa deliciosa, modéstia à parte, eu sempre acerto na sopa. Não é mesmo, Piu?
_ Tenha a certeza disso, doutor Augusto. Não existe sopa melhor, nem na capital, nem no mundo inteiro.
Augusto sorriu e os dois deixaram o quarto indo em direção à cozinha. Enquanto o barulho dos passos ia se distanciando, o médico ficou a pensar na questão da luz elétrica e inevitavelmente as histórias que seus amigos haviam lhe contato sobre a vila retornaram à sua memória com força total.
Não! Pensou ele. Todas aquelas histórias eram bobagens dos meus amigos, que não queriam que eu viesse à Carmond.
E foi tentando afastar esses pensamentos que Augusto seguiu para o banheiro do final do corredor.
Pin It
Atualizado em: Sáb 17 Jun 2017

Comentários  

#5 Rogerio_Rodrigues 12-06-2018 23:35
Parabéns, adorei o teu modo de escrever e de facilitar a visão do leitor à história. Muito bom mesmo.
#4 samuckaramos 28-06-2017 15:46
CAPÍTULO II
http://autores.com.br/publicacoes-artigos2/41-literatura-juvenil/contos/74297-carmond-capitulo-ii.html

CAPÍTULO III
http://autores.com.br/publicacoes-artigos2/215-literatura-contos/74343-carmond-capitulo-iii.html
#3 samuckaramos 19-06-2017 12:29
http://autores.com.br/publicacoes-artigos2/41-literatura-juvenil/contos/74297-carmond-capitulo-ii.html

Venha continuar a leitura :)
#2 samuckaramos 17-06-2017 08:28
Que bom que gostou. O capítulo dois acabou de ser postado. Espero que continue curtindo. Obrigado, abraço ;)
#1 Asklan 16-06-2017 22:24
Interessante, continua postando mais ^^

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br