- Saúde
- Postado em
Métodos Anticoncepcionais e Aborto - Qual a ligação ?
Sou estudante do 7° semestre de Farmácia na UnB e escrevo este texto para instruir e se possível esclarecer possíveis dúvidas visto que esse não é um assunto exclusivo para mulheres pois o homem tem a obrigação de saber o que sua parceira está fazendo/tomando e se o está fazendo corretamente, além de a instrução e a conscientização ser uma obrigação minha como profissional de saúde.
Tentarei expor tudo de uma maneira que todos entendam.
Primeiramente, eu gostaria de deixar claro que, o único método contraceptivo que podemos ter certeza de que não é abortivo é o preservativo(camisinha) visto que os outros métodos impedem tanto a "ascensão" do espermatozoide até o óvulo quanto a Nidação, e é justamente na nidação que reside o problema.
O que é a Nidação ??
A nidação nada mais é do que a fixação do Óvulo Fecundado na parede do útero. Logo, se considerarmos que a vida se inicia no momento da fecundação(fusão do espermatozoide com o óvulo) é lógico deduzirmos que métodos que impedem a nidação são métodos abortivos.
Vamos analisar um caso simples:
A mulher toma anticoncepcional regularmente, ela pode atrasar ou impedir a menstruação dela por um tempo, não se sabe quando mas garanto que uma hora tudo aquilo vai ter que sair e certamente sairá. Então a mulher tomando anticoncepcional faz sexo, só que ela estava no período fértil e não sabia, então o que o anticoncepcional vai fazer ? Além de dificultar a chegada do espermatozoide até o óvulo ele vai impedir/dificultar a nidação. Se por acaso um espermatozoide com toda a dificuldade conseguir fecundar o óvulo e esse óvulo não conseguir se fixar na parede do útero, ele será eliminado com a menstruação ou será eliminado de alguma forma. Temos então um aborto propriamente dito.
O mesmo ocorre com a pílula do dia seguinte, que nada mais é do que uma dose ainda maior(cerca de 20%) de hormônios do que o anticoncepcional comum(que também é á base de hormônios) e com o DIU, peça de plástico recoberta com cobre/anticoncepcional que também impede a migração de espermatozoides e nidação além de induzir um processo inflamatório.
Muito bem, não quis entrar com detalhes muito técnicos ou me aprofundar muito pois minha intenção é ser bem claro e compreendido.
Ressalto também que esses métodos contraceptivos tem sérios efeitos adversos sobre o organismo feminino e que nenhum método é 100% eficaz.
Comentários
estrelei.
parabéns.