person_outline



search

Petrobras facilita crédito para fornecedores do setor

alt

 Assinado com a empresa Lupatech mais um contrato de financiamento dentro do Programa Progredir, desenvolvido pela Petrobras em conjunto com seis dos maiores bancos de varejo do País, com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e gás (Prominp) e com entidades de classe representativas da indústria fornecedora de bens e serviços. Este foi o quinto contrato já firmado na fase piloto do Progredir, instrumento que busca facilitar a oferta de crédito em volume e condições que facilitem a ampliação e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da Petrobras.

Ainda em escala piloto, o Progredir está baseado na concessão de crédito à cadeia de fornecedores, tendo como garantia os recebíveis a serem gerados pelos contratos de bens e serviços firmados pelos participantes da cadeia de suprimento da Companhia. Os créditos não envolvem recursos da Petrobras, mas a Companhia  é o elemento âncora do programa, uma vez que os recebíveis gerados por ela oferecem maior suporte e garantia à concessão de crédito para toda a sua cadeia de fornecimento.  

O programa disponibiliza fontes de financiamento de forma simples e padronizada e com menores custos para todos os fornecedores da Petrobras, diretos e indiretos, principalmente na aceleração do acesso a recursos para projetos de longo prazo.

A importância do Progredir para o setor pode ser avaliada pelos levantamentos recentes que indicam a existência de cerca de 250.000 empresas que participam hoje da cadeia de suprimento de bens e serviços da Petrobras.  

A iniciativa vem atender necessidades da indústria brasileira da cadeia de petróleo e gás de facilidades de financiamento para capital de giro, modernização e expansão, diante das demandas crescentes da indústria brasileira de petróleo e gás. Somente a Petrobras tem uma carteira de projetos para os próximos anos envolvendo investimentos da ordem de US$ 224 bilhões até 2014.

Fornecedores com melhor acesso a fontes de financiamento tendem a tornar mais robusta e sustentável a cadeia de suprimentos, reduzindo os riscos da Petrobras na implantação de seus projetos.

 

Pin It
Atualizado em: Ter 29 Mar 2011

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br