person_outline



search

Diretrizes para a elaboração de uma Monografia Científica

O termo Monografia designa um tipo especial de trabalho científico. Considera-se Monografia aquele trabalho que reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado.

Primeiros passos:
1- determinação do tema-problema do trabalho;
2- levantamento da bibliografia referente a esse tema;
3- leitura e documentação dessa bibliografia após seleção;
4- construção lógica do trabalho;
5- redação do texto.

Aspectos técnicos da redação(apresentação gráfica geral do trabalho).

Do ponto de vista da apresentação geral, um trabalho científico contém as seguintes partes:

1- capa
contém apenas 3 elementos:

no alto da página, o nome do autor com letras maiúsculas;
no centro da página, o título do trabalho,grifado;
embaixo, a cidade e o ano.

2-página de rosto


no alto, o nome completo do autor, eventualmente com rápida alusão à sua qualificação profissional;


no meio, o título completo do trabalho;


mais embaixo, à direita, será dada uma explanação referente à natureza do trabalho, seu objetivo acadêmico e à instituição a que se destina;

embaixo, cidade e ano.

3-Sumário
esquematiza as principais divisões do trabalho: partes, seções, capítulos etc.

4-lista de tabelas e figuras
caso constem do trabalho tabelas, figuras ou ilustrações, são elaboradas as respectivas listas que se situam com a respectiva paginação, logo após o sumário.

 

5-núcleo do trabalho:
-introdução
-desenvolvimento
-conclusão

as várias divisões em partes, seções e capítulos estruturam-se, no corpo do trabalho, de acordo com as necessidades do raciocínio e da redação.

6- apêndices e anexos
só se acrescentam quando exigidos pela natureza do trabalho; os apêndices geralmente constituem desenvolvimentos autônomos elaborados pelo próprio autor.

7- referências bibliográficas

é apresentada segundo a ordem alfabética dos autores, podendo ainda os títulos ser numerados.
Exemplo:
1 Sobrenome, 2 nome do autor, 3 título do livro. 4 edição , 5 Local de publicação,6 editora ,7 ano , 8 página .
TEREZO, Cláudio Ferreira, Novo dicionário de geografia. São Paulo, ed. Livro Pronto,2007.

8- capa final ou quarta etapa

página final do trabalho.

 

Esta é a forma técnica, correta de se realizar uma monografia, tendo esta forma como padrão para o seu trabalho , venho agora, mostrar algumas dicas para facilitar seu caminho.

Referências Bibliográficas (Geografia)
Não exceda no número de obras em suas referências bibliográficas ( e não coloque Bibliografia!).
Insira obras básicas da geografia e de professores, autores de sua universidade.
Normalmente os professores da banca de sua Universidade, tem rixas com professores de outras instituições e isso pode prejudicar sua apresentação.

Obras que não podem faltar em suas Referências Bibliográficas:

HOLANDA,Aurélio Buarque de.Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2ª ed.,1996.
IBGE. Atlas Geográfico escolar. Rio de Janeiro,IBGE, 2002.

ROSS,Jurandir Luciano Sanches(org).Geografia do Brasil. 4ªed., São Paulo, Edusp, 2001.

SANTOS,Miton. Espaço e método. São Paulo, Nobel, 1995.

SEVERINO,Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 21ªed, São Paulo, ed.Cortez, 2000.

SIMELLI, Marie Elena. Geoatlas. São Paulo, Ática, 2000.

TEIXEIRA, W.et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000.

TEREZO,Cláudio Ferreira, Novo dicionário de geografia. São Paulo, ed. Livro Pronto,2007.


NÚCLEO DO TRABALHO :

INTRODUÇÃO

Deve ser sua última tarefa, faça todo o trabalho e então defina sua Introdução!
Ela deve ser simples e precisa, um texto com média de 1 a 2 páginas com 2 ou 3 citações de autores presentes em suas Referências bibliográficas.

DESENVOLVIMENTO :

Basicamente são as divisões em capítulos do corpo de seu trabalho.
Deixe o volume excessivo para sua dissertação de Mestrado, em sua Monografia , TCC, seja objetivo! Quatro capítulos é o número preciso para seu trabalho.
Faça textos claros , que tenham início, meio e fim , não se perca em devaneios.Sempre que preciso insira citações, gráficos, tabelas , que possam ilustrar suas idéias. Apóie-se em trabalhos gabaritados para elevar a qualidade de sua Monografia. Busque a excelência! Ser objetivo e realizar um trabalho técnico, não significa ser medíocre.

CONCLUSÃO:

Um texto com média de 1 a 2 páginas com 2 ou 3 citações, onde você define seu trabalho! Não seja pretencioso achando que conseguiu todas as respostas para a problemática de seu tema . Seu trabalho servirá para nortear sue projeto de Mestrado e isso deve ficar claro para a banca!

 

 

Fonte :

SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do trabalho científico, 21ª ed. São Paulo, Cortez, 2000.

Pin It
Atualizado em: Qui 4 Mar 2010

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br