person_outline



search

Laissez faire

alt
Laissez faire

Laissez faire + Democrática = Perfeição

 

O titulo deste artigo com apenas duas palavras e em outro idioma, tem apenas a pretensão de aguçar a sua curiosidade, se você já chegou até este ponto do texto, posso considerar que obtive êxito em meu objetivo primário, mas continue lendo.

 

Laissez faire, faz parte da expressão em língua francesa: “laissez faire, laissez aller, laissez passer”,que ao ser traduzida literalmente significa: “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”, hoje esta expressão pode ser tranquilamente associada ao liberalismo econômico, e as raízes mais profundas e antigas do capitalismo, que tem como premissa básica, que o mercado deve funcionar livre e sem interferências.

 

Concluídas as definições, informo que este artigo visa expor minha opinião, e meus argumentos, sobre quais características de liderança, acredito serem as ideais para a gestão de projetos e de empreendimentos em geral.

 

Atualmente, tropeçamos em diversos artigos, livros, e em um amplo material multimídia, tentando sempre definir e/ou conceituar tudo no ambiente coorporativo, parece uma busca incessante para complicar o que deveria ser nato ou ao menos fácil.

 

Liderança é um destes assuntos, que se tanto estuda e complica, poderíamos citar infinitas definições ou infinitos conceitos sobre este assunto, mas vou me ater a apenas 4 definições, as quais julguei mais coerentes em minha pesquisa, para em seguida indicar um único conjunto de características, sem rótulos, que julgo serem as melhores e necessárias para a gestão de projetos ou de empreendimentos em geral.

 

Liderança Paternalista:numa liderança, ou relação deste tipo, os interesses da organização, da equipe e do projeto, se tornam secundários, nesta relação paternal e de protecionismo, o mais importante para o pai (líder) sempre será o filho (sua equipe, ou um membro da mesma), invariavelmente. Sabemos que numa relação profissional, devemos dar mais importância aos resultados coletivos, e neste tipo de liderança esta importância é distorcida.

 

Liderança Autoritária ou Autocrática:também denominada por alguns autores como liderança diretiva. Neste tipo de liderança, todas as decisões são tomadas individualmente pelo líder, ignorando e desconsiderando totalmente a opinião de sua equipe ou liderados. O líder é na maioria das vezes, uma pessoa rude nas críticas e até mesmo nos elogios feitos a vossa equipe, este chega a determinar com mão-de-ferro, quais são as atividades, como deverão ser realizadas (detalhando como devem ser feitas, não dando espaço para o talento e a criatividade de seus liderados), por quem serão realizadas, e quais são os pares nas atividades.

 

Liderança Democrática ou Consultiva:por alguns autores denominada liderança participativa. Neste tipo de liderança, o líder busca sempre ser apenas mais um membro da equipe, sem abrir mão de suas posição hierárquica, e de seu poder de decisão. Este tipo é voltado para as pessoas e há grande participação destas nas tomadas de decisões, o líder encara cada um de seus liderados, como um ser capaz de pensar, sugerir, e tomar todas as providencias para a execução de uma determinada tarefa, ele enxerga seus liderados como profissionais capacitados e totalmente competentes. Existe a liberdade para cada membro da equipe, escolher seus pares em suas atividades, e em alguns dos casos (teletrabalho) até mesmo a forma, local, e horário de trabalho. Este líder entende a importância, e esta sempre dando o feedback a seus liderados.

 

Liderança Laissez Faire ou Liberal:este tipo de liderança só funciona plenamente, quando existe confiança absoluta e irrestrita entre todos os envolvidos (líder e liderados), geralmente esta liderança é aconselhada para equipes mais maduras, com características de auto-direção e que não necessitam de supervisão constante. Este tipo de liderança não pode ser comparada, nem servir de argumento para lideranças omissas, fracas e/ou negligentes, onde seus lideres permitem falhas, erros e até mesmo problemas comportamentais por omissão.

 

Por características pessoais, princípios, e ideologias não acredito na eficácia dos 2 primeiros tipos de liderança conceituados (paternalista e autoritária).

 

Como defensor ferrenho e apoiador, do teletrabalho, do EAD, e de toda e qualquer iniciativa que vise ou permita ao cidadão uma melhor qualidade de vida, lhe dando oportunidades de trabalhar ou mesmo oportunidades de estudar e se instruir prazerosamente, sem que isso lhe seja um grande transtorno.

 

Eu acredito, que com a soma de algumas características do tipo de liderança democrático com o tipo laissez faire, obteremos um líder perfeito, capaz de vencer seus desafios coorporativos e em paralelo proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus liderados.

 

Laissez faire + Democrática = Perfeição

 

Obviamente, que em cada um destes 2 tipos mencionados (democrático e laissez faire), assim como em todos os demais tipos conceituados, existem problemas e barreiras a serem ultrapassadas para que se possa ter sucesso, creio, que com um pequena seqüência de 4 ações do líder, que este possa ter sucesso ao liderar sua equipe com uma mescla de características destes 2 tipos:

  • Escolha da equipe,assim como para o teletrabalho, nem todas as pessoas estão capacitadas, o líder, que pretende liderar com características democráticas e/o características laissez faire, tem que ser capaz de montar uma equipe competente, experiente, que possua total domínio de suas atribuições e atividades, e principalmente confiável.
  • Nível de motivação, com sua equipe montada, este líder deve manter o nível motivacional sempre acima dos padrões, os profissionais devem estar motivados para serem bem-sucedidos por si próprios.
  • Disponibilidade do líder,o líder deve mostrar, que mesmo não havendo o controle ou a supervisão constante, que ele se encontra disponível a qualquer momento.
  • Feedback, o líder neste tipo de liderança, deve ser capaz, mesmo sem uma supervisão constante, de fornecer sempre que possível ou mesmo solicitado feedback a seus comandados, assim como deve ser capaz de cumprimentar ou mesmo criticar membros de sua equipe quando necessário.

Associando, estas 4 ações, as principais características dos tipo democrático e laissez faire, acredito que somos capazes de vencer as adversidades e barreiras, e nos tornarmos lideres perfeitos, ou apenas melhores, se entendermos que perfeição não existe.

 

Por que tipo de líder, você gostaria de ser liderado ?

Que tipo de líder você é ?

Não esta na hora de mudar ?

 

 

 

“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem

fazer e gostem de fazê-lo.”
Harry Truman
33º presidente dos Estados Unidos

 

Pin It
Atualizado em: Sex 12 Dez 2014

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222