person_outline



search

5 Características do Teletrabalhador de Sucesso

Teletrabalhador5 Características do Teletrabalhador de Sucesso

Quais as características preciso ter ?

 

Recentemente, no artigo,Teletrabalho: quem perde?,falamos superficialmente das vantagens do teletrabalho, para as empresas, colaboradores, meio-ambiente, sociedade, e outros. Neste artigo também de forma sucinta, tentarei sob a minha visão expor quais as 5 principais características que um colaborador deve possuir ou desenvolver para ter sucesso no teletrabalho.

 

Muitas, ou talvez todas estas características também podem ser encontradas, em trabalhadores que atuem em uma modalidade tradicional de trabalho. Porém, a falta de uma ou várias destas características em um trabalhador tradicional, pode ser compensada, estimulada, e desenvolvida ao longo da carreira deste trabalhador, mas em contrapartida, a falta desta características em um trabalhado remoto pode ser determinante para o não cumprimento de metas e objetivos da empresa contratante, e consequentemente afetar seu sucesso nesta modalidade de trabalho.

 Vamos as 5 Características Principais:

 

 1- Foco Integral em Resultados

É humanamente impossível, para uma empresa ou instituição, controlar plenamente a metodologia ou os processos empregados, por seus trabalhadores remotos, com isso acredito que a melhor forma para a empresa e para o colaborador é focar integralmente em resultados, metas, objetivos e entregas.

 

Obviamente não podemos desprezar, ou abrir mão de boas metodologias e processos, porém, nesta modalidade de trabalho, penso que estes podem ser tratados num campo secundário, priorizando os resultados.

 

 

2- Conhecimentos Amplos e Sólidos nas suas Atividades

Este colaborador, como na prática irá trabalhar fisicamente distante de seus colegas, deve possuir um amplo e sólido conhecimento de todas suas atividades.

 

Deve também, conseguir mostrar a empresa, paulatinamente, através de seu trabalho e rendimento, que este conhecimento deve ser considerado um ativo e não um custo, seu conhecimento é extremamente importante para a produção e geração de lucros.

 

 

3- Autogerenciamento, Autonomia e Organização

O colaborador deverá ser capaz, de transmitir a empresa rapidamente, através de ações concretas, a confiança necessária em sua organização, autonomia, e autogerenciamento, pra que não haja a necessidade de um gestor controlando suas atividades constantemente.

 

 

4- Perfeita Comunicação

Como nesta modalidade de trabalho, o colaborador terá obrigatoriamente que utilizar diversas ferramentas tecnológicas para comunicar-se com a empresa, fornecedores e clientes, este deverá estar capacitado em cada uma das ferramentas disponíveis no mercado, sendo conhecedor de seus atalhos e particularidades, para somente desta forma manter sempre uma comunicação prática, objetiva e direta com seus contatos, não gerando ruídos nem demandando muito tempo.

 

 

 5- Autogerenciamento de seu Tempo

Nesta modalidade de trabalho, o colaborador enfrenta diariamente diversas armadilhas e tentações, que lhe demandam muito tempo, principalmente se a mesma for realizada de sua residência, este deverá ser capaz de se atear a estas tentações e conseguir manter um fluxo continuo de trabalho, e em caso de deslize deverá ter uma forma ou fórmula compensatória para a realização da atividade que deixou de exercer em dado momento, e consequentemente não gerar um transtorno para empresa.

 

Estas ao meu ver, são as 5 principais características do teletrabalhador moderno, que busca o sucesso, porém, existem inúmeras outras características importantes,abaixo listo algumas que julgo serem auto-explicativas, e deixo meu questionamento final.

  • Conhecer na íntegra a empresa e seus objetivos;
  • Ser capaz de estabelecer e cumprir prioridades;
  • Ser Inovador;
  • Buscar o conhecimento constante (o EAD é uma excelente e viável ferramenta);
  • Entender, que no mundo empresarial perfeito, quantidade e qualidade devem sempre tentar andar de mãos dadas.

Você já esta preparado, possuí estas 5 características, para ser um teletrabalhador de sucesso ?

 

 

 

“Se você não receber nenhuma critica, provavelmente não tem nenhum sucesso.

Pin It
Atualizado em: Sex 5 Dez 2014

Comentários  

#1 RafaelArcangelo 11-12-2014 10:49
Belo e engrandecedor trabalho, caiocesarferreira!
Parabéns.
Abraço.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222