person_outline



search

11 Características do Colaborador Perfeito

Colaborador

11 Características do Colaborador Perfeito


Currículo ? Certificação ? Competência ? Comprometimento ?


Estudando e buscando mais informações com conteúdo relevante, a cerca do tema motivação, que pudessem complementar o texto passado, 4 Fatores Primordiais para Manter a Motivação, me deparei com uma pesquisa super interessante, do Professor, antropólogo, e historiador - Luis Almeida Marins Filho.

 

O professor Luis Marins, autor de 27 livros, na sua grande maioria sobre assuntos motivacionais, em sua pesquisa traça o perfil ideal do colaborador para instituição, sob a visão de mais de 250 empresários e empreendedores de diversos ramos de atividades, e de instituições e empresas de vários portes.

 

Este texto, não se distanciando muito da temática inicial, motivação, tenta ilustrar e comentar de forma sucinta, e sempre sob o meu ponto-de-vista pessoal, as constatações e surpresas resultantes da pesquisa do nobre professor.

 

A Grande Surpresa:inicialmente, imaginaríamos que o melhor colaborador para uma empresa fosse aquele individuo mais preparado, com um melhor currículo, uma melhor formação, ou mesma aquela pessoa brilhante em determinada área do conhecimento.

 

Mas para a grande surpresa da pesquisa, a maioria esmagadora dos empresários e empreendedores entrevistados responderam, que o melhor, e portanto, o mais procurado colaborador para os quadros funcionais de suas respectivas empresas, é o individuo mais comprometido.

 

Ao justificarem tais respostas, complementaram, dizendo: o melhor sempre será aquele colaborador comprometido com o sucesso da empresa, com o sucesso dos produtos, com o sucesso das vendas, com o sucesso do clientes, com a satisfação e sucesso de seus superiores, e também, não menos importante, com a satisfação e sucesso de seus subordinados.

 

Outras características distintas e complementares ao comprometimento, foram amplamente citadas, e a soma deste conjunto cria o perfil do colaborador ideal, na visão dos entrevistados.

 

Saliento, que as características como: preparo, formação, e brilhantismo não foram completamente esquecidas, porém, não entraram em momento algum na lista principal da criação do perfil ideal do colaborador, o que realmente causou uma grande estranheza e surpresa.


O colaborador ideal, além de (1) comprometido, deve:

 

2- Ajudar seu chefe na tomada de decisões;
3- Ajudar seus colegas sempre que possível;
4- Estar disponível para aprender e ensinar;
5- Estar disponível para atender prontamente os chamados da empresa;
6- Colaborar, ou tentar, mesmo em tarefas que não são de sua responsabilidade;
7- Ser participativo;
8- Ser positivo em assertivo em suas posições e opiniões;
9- Estar motivado e motivar os demais;
10- Vestir literalmente a camisa da empresa, se interessando por tudo que a rodeia;
11- Ser ético com seus superiores, subordinados, fornecedores e clientes.

 

A pesquisa ainda afirma, que o melhor colaborador deve demonstrar estar feliz no ambiente de trabalho, que deve respeitar este mesmo ambiente, não deve reter informações como forma de obtenção de poder, e que deve estar constantemente preparando um subordinado para substituí-lo, pois é sabedor que possuí a admiração de seus superiores, e portanto, não deve temer a sombras.

 

Concluo este texto, com total respeito ao conteúdo da pesquisa e seu respectivo resultado, e também aos entrevistadores e principalmente ao seu idealizador, mas deixo um único questionamento que julgo importante, e que convida o leito a pensar:

 

Senhores empresários, como pode uma pessoa mostrar todo seu
comprometimento, se não tiver um currículo, ou uma formação
adequada, que lhe permita participar ou passar por todas as etapas do
rigoroso processo seletivo ?

 

As empresas, na prática, estão em busca do super-homem, ou se adequando ao texto do colaborador perfeito, que reúna todas as 11 características mencionadas, e ainda possua um ótimo currículo, uma ótima formação.

 

E o oferecido por estas empresas, esta condizente com o exigido pelas mesmas ?

 

 

 

 

"Trate seus funcionários como sócios, e ele agirão como sócios."

Fred Allen

Comediante - Ator

 

Pin It
Atualizado em: Sex 21 Nov 2014

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222