person_outline



search

4 Fatores Primordiais Para Manter a Motivação

Motivação
4 Fatores Primordiais Para Manter a Motivação

Dinheiro – Prêmios – Recompensas

 

Hoje, ao questionarmos qualquer colaborador, de qualquer empresa, sobre o que ele acredita ser o maior fator motivacional de um profissional ou de uma equipe, e lhe dermos apenas poucos segundos para responder, dificilmente este colaborador apresentará uma resposta fora do conjunto Dinheiro-Prêmios-Recompensas.

 

Mas será que é isto mesmo ? na prática apenas 1 destes 3 fatores isoladamente, ou os 3 em conjunto são suficientes para manter um profissional ou uma equipe totalmente motivada ?

 

Muito já se escreveu sobre o assunto, neste texto, eu emito minha opinião pessoal elencando 4 fatores que julgo primordiais para a manutenção da motivação dos indivíduos, e da equipe, e conseqüentemente a obtenção de um excelente ambiente de trabalho.

 

1- Dinheiro – Prêmios – Recompensas

Obviamente, que este conjunto é um grande fator motivacional. Todo colaborador bem remunerado, vislumbrando prêmios e recompensas, vai se esforçar mais na execução de suas atividades, este estaria se auto-motivando através dos incentivos oferecidos pela empresa.

 

Acredito, que as empresas devam utilizar esta técnica em alguns momento para motivar determinados colaboradores, porém, devem usá-la de forma cautelosa, para que a mesma não provoque eventualmente a queda de desempenho destes colaboradores.

 

Anne Bruce, comenta em seu livroHow To Motivate Every Employee, que esta técnica pode ser denominada “torrão de açúcar” e provocar efeito contrário, visto que num primeiro momento existe o esforço do colaborador para conquistar o torrão … e depois ? – A empresa necessitará apresentar sempre novos prêmios e recompensas, ou torrões maiores e mais doces, para que estes mesmos colaboradores mantenham a excelência em suas atividades.

 

 

2 – Os Colaboradores Certos

“Melhor prevenirdo que remediar”– este ditado popular se enquadra perfeitamente a este fator, por mais duro que possa parecer tal afirmação, penso, que ao identificarmos, durante uma entrevista, traços de desanimo, falta de entusiasmo, desmotivação, ou traços negativos na personalidade do candidato, devemos imediatamente descartar sua contratação, por mais competente tecnicamente que este candidato possa ser, não é interessante para um grupo, o convívio com pessoas com estas características psicológicas.

 

Se estes traços forem identificados, já durante o curso das atividades do colaborador, seus superiores devem isolá-lo de forma sutil e momentaneamente, para analisarem o quanto vale a pena traçar uma estratégia para tentar reverter tal situação, ou se devem excluí-lo dos quadros da empresa.

 

E quando a “laranja podre” é um coordenador, um gerente, que pensa que a maneira de motivar sua equipe é através do medo, intimidação ou manipulação, como a empresa deve proceder ? – Acredito, que nestes casos a demissão deve ser sumária, pois, atitudes como estas podem num primeiro momento até dar resultados, devido ao medo de perder o emprego ou algo similar, mas certamente estarão comprometendo o ambiente, a comunicação, e a colaboração entre os membros da equipe, e a médio ou longo prazo prejudicando enormemente a empresa.

 

 

 3 - O Ambiente de Trabalho

Assim como os fatores anteriores, este é importantíssimo, o tema é muito abrangente, teríamos material para escrever diversos artigos, então vou me ater apenas as ações que julgo mais importantes e necessárias para a melhoria do ambiente de trabalho, criando uma maior motivação entre os colaboradores, e por conseqüência o aumento da produção da equipe e da empresa como um todo.

 

Transforme o colaborador em parceiro, deixe o “novo” parceiro enxergar a empresa com novos olhos, deixe claro que ele não é apenas um mero funcionário. Abra o jogo, mostre a importância de suas atividades para o andamento e faturamento da empresa.

 

Permita-o ver o que acontece fora de seu departamento, lhe conte a história da empresa, e onde o mesmo passou a se posicionar. Crie um ambiente onde este parceiro/colaborador tenha prazer em estar, que não seja um fardo sair de casa pela manha para trabalhar, que ele possa junto de seus companheiros, produzir, mas também se divertir durante a produção, crie um ambiente leve e saudável. Se possível promova ações de integração entre os colaboradores, sempre respeitando suas opções pessoais, e preferências individuais.

 

Estas poucas ações, combinadas a diversas outras, propiciarão uma ambiente saudável e prazeroso, aumentando consideravelmente o comprometimento e a motivação de sues colaboradores, o que resultará numa maior produção da equipe.

 

 

 4- Teletrabalho – Trabalho Remoto

Sou defensor ferrenho do teletralho, já expus minha opinião no artigo “Teletrabalho: Quem Perde” de 17 de outubro de 2014,acredito que este fator é tão importante quanto os 3 anteriores, a seguir menciono superficialmente algumas características do teletrabalho que julgo importantes para a manutenção da motivação individual e coletiva.

 

Desde que, a atividade exercida pelo colaborador lhe permita trabalhar de forma remota, penso, ser uma solução prática, viável, e econômica para a empresa conceder esta benesse ao colaborador, mesmo que seja experimentalmente algumas horas por semana, ou mesmo alguns dias na semana.

 

Com este beneficio concedido pela empresa, o trabalhador tem uma melhora substancial de sua qualidade de vida, e isso implica proporcionalmente no seu grau de satisfação com a empresa e por conseqüência no aumento de seu entusiasmo e motivação.

 

Poderia elencar muitos outros fatores, ou mesmo me estender em cada um destes 4 fatores mencionados, mas acredito já ter conseguido expor minha opinião pessoal, me colocando a vontade para encerrar este artigo, deixando alguns questionamentos:

 

Você, colaborador esta motivado em sua empresa ?

Você, gerente/administrador o que esta fazendo para motivar sua equipe ?

Pin It
Atualizado em: Sex 14 Nov 2014

Comentários  

#1 PauloJose 16-11-2014 02:55
MUITO OBJETIVO
PARABÉNS.

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br