person_outline



search

Utilizando o Google para o seu negócio parte 1: Google Trends

www.professorboaratti.com.br

Introdução

Pretendo abordar nesse texto algumas das possibilidades que as novas tecnologias de comunicação oferecem para os negócios. Assim, é importante levantar algumas questões que servirão de base para o presente texto:

O seu negócio está adequado às mudanças atuais, a partir do uso correto das novas tecnologias disponíveis hoje? Você conhece as ferramentas do Google, para além de um simples motor de busca? Se as suas respostas foram, ou estiverem próximas do não, então fique atento para a análise que será desenvolvida neste texto, pois ela será extremamente útil aos seus negócios.

Mercado Global: a internet e algumas mudanças importantes

Ouvimos falar de globalização todos os dias em vários canais de comunicação. Mas o que de fato é globalização? Antes de mais nada, são padrões de comportamento estabelecidos em escala mundial. Um dos elementos que definem esse fenômeno é a integração, sendo que, a sua essência é a comunicação.

A comunicação é a base do mercado atual, da política e de todos os fenômenos sociais que ocorrem em âmbito além dos limites territoriais impostos pelo Estado. A essência da globalização é a comunicação: a troca permanente de conteúdo, de forma irrestrita.

Não há mais limites para a comunicação, a qual, se desenvolve nos meios digitais. A comunicação foi potencializada pela internet e pelos PCs, de um lado, e do outro, por um outro fenômeno que ocorre atualmente: a mobilidade – tecnologias móveis de comunicação digital.

Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo da sua empresa de qualquer lugar a qualquer momento. Não há mais barreiras, principalmente a geográfica. Sendo assim, estamos falando de apenas um mercado, um único espaço que as pessoas utilizam para fazer negócio, o mercado global, mantido pela internet.

Não há como negar o peso desse novo mercado na economia atual. Anteriormente, tínhamos uma economia que se apoiava na Indústria. Hoje, a economia é a informacional: quem agrega valor, é aquele que produz conhecimento. A economia digital é a economia baseada na produção de conhecimento em rede.

Qual é a estratégia de atuação do seu negócio na rede? A altíssima concorrência é um dos fatores mais importantes que deve ser levado em consideração nesse novo mercado, portanto, se você não está se adequando, pode ter certeza que o seu concorrente está, e com isso, você perderá espaço.

Você sabe localizar onde está o seu cliente? Como você o monitora? Você de fato conhece o seu cliente? A internet oferece ferramentas específicas que possam te ajudar com essas questões, mas antes, você precisa entender o modo como o mercado funciona, e é nesse sentido que o texto se direciona: oferecer subsídios para que você possa repensar o seu modelo de negócio, levando em conta a presença cada vez mais forte de uma nova realidade.

Conhecendo o novo mercado e suas possibilidades

O seu cliente não está mais andando nas ruas, procurando as lojas mais baratas para entrar e comprar. Isso pode até existir ainda, mas está acabando! Sabe por que? O motivo é muito simples, mais do que você imagina: o comportamento de compra mudou em função dos mecanismos de busca. Ou seja, o seu cliente chega até você, porque ele te achou antes no localizador do Google.

Qualquer compra hoje, as pessoas estão utilizando a ferramenta de busca do Google para pesquisar antes de tomar suas decisões. Nesse sentido, torna-se pertinente a seguinte questão: a sua empresa está posicionada nos mecanismos de busca? O seu cliente consegue te localizar fácil? O seus produtos/serviços estão bem expostos no site ou blog?

O seu site está direcionado ao seu público alvo?

O modelo clássico de compra e venda está se alterando radicalmente. O seu negócio deve adotar estratégias online: divulgação de produtos, negociação com o cliente, pós venda, etc.

Quando um cliente entra no seu site, e encontra uma boa quantidade de informações sobre o produto, há grandes chances da compra se efetivar, pois cliente bem informado é cliente com altíssimo potencial de compra. A sua empresa, está adequada a essa nova realidade?

Localizando tendências de mercado: Google Trends

Se o motor de buscas do Google é utilizado em larga escala, então não há dúvidas que o Google tornou-se uma das principais referências de consumo. Sendo assim, o seu cliente não está mais nas ruas ou no shoping, e sim, ele está antes no Google. As pessoas até estão nos shoppings (claro que estão) mas a diferença é que elas estão DIRECIONADAS. Elas já sabem, ou fazem uma ideia, do que buscar. Pois as informações foram obtidas no Google.

Sendo assim, o Google serve de referência para apontar tendências de mercado, a partir das palavras ou termos de busca mais procurados. Os chamados “trend topics”, ou seja, os termos mais pesquisados fornecem informações valiosas sobre os rumos que cada setor está tomando e portanto, onde investir, onde concentrar as energias do seu negócio.

Por exemplo, antes de você abrir o seu negócio, pesquise antes no google a relevância do tipo de produto ou serviço que você pretende oferecer. Ou ainda, se você já tem uma empresa e pretende lançar um novo produto, pesquise antes se há demanda para este produto no Google. Se as pessoas não pesquisam sobre esse produto, ele com certeza não é relevante naquele momento, então, reveja sua estratégia.

A ferramenta utilizada para localizar os termos mais procurados é o Google Trends, que pode ser acessado no link:https://www.google.com.br/trends

Você obterá informações detalhadas através de gráficos sobre os termos de pesquisa que estão ligados ao seu produto/serviço. Todos os grandes sites, antes de lançarem uma campanha de marketing, pesquisam a relevância do que se pretende oferecer no Google Trends.

Portanto, faça bom uso desta ferramenta, e se quiser conversar comigo, entre no meu site e busque os meus contatos. Espero que o texto tenha contribuído, e em breve outros serão produzidos seguindo essa linha de pensamento: ferramentas digitais aplicadas ao seu negócio. 

Pin It
Atualizado em: Dom 12 Out 2014

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222