person_outline



search

Um Novo Mundo de "Virtualização"

Num mundo onde expressões utilizando a palavra “virtual” são cada vez mais utilizadas, como “realidade virtual”, “mundo virtual” entre outras. O termo “virtualização”, tecnicamente, assume cada vez mais um papel importante na informática.

Muito utilizada atualmente, tanto em servidores como em “desktops”, a “virtualização” no sentido técnico consiste em utilizar um ou vários sistemas operacionais dentro de um sistema primário plenamente instalado no disco da máquina. Mais tecnicamente consiste em, através de uma ferramenta específica num arquivo, criar configurações e definições como quantidade de memória RAM, espaço em disco, recursos como placas de rede, conexões, acesso a CD ou DVD entre outros para definir uma “máquina virtual” que seja passível de instalação de um sistema operacional diferente daquele já instalado na máquina.

Essa prática tem se tornado cada vez mais comun, por razões como economia de hardware, economia de licenças e necessidades técnicas.

Por exemplo, hoje é muito usual de se encontrar essa tecnologia em escolas de informática, onde um servidor “virtualiza” um número determinado de máquinas num laboratório, ou em servidores de grande porte que necessitam ter mais de um sistema operacional por razões técnicas.

A “virtualização” em “desktops” é muito simples de ser feita. Atualmente as ferramentas mais comuns para essa aplicabilidade são por exemplo VMWARE, uma ferramenta paga cujo fabricante fornece uma licença temporária mediante a um prévio cadastro, ou outra boa opção é o VIRTUALBOX, ferramenta gratuita que pode ser baixada facilmente da internet.

Bem o assunto, de fato, é bem extenso e técnico, mas o escopo desse breve artigo foi apenas esclarecer num primeiro momento do que, essencialmente, se trata à famosa “virtualização”. Mas certamente os queridos leitores virão ou ouvirão mais sobre essa tecnologia em breve no seu trabalho, universidades, escolas ou nos meus próximos artigos.

No próximo artigo explicarei as vantagens e desvantagens de se utilizar um “software livre”.

Pin It
Atualizado em: Seg 7 Mar 2011

Comentários  

#2 ftmuffo 08-03-2011 17:59
Muito Obrigado! :-)
+1 #1 AlexLacoy 08-03-2011 15:51
Bela explanação, Ftmuffo. Um assunto que trata de ferramentas do nosso dia a dia, mas que nem sempre dominamos. Parabéns pelo artigo e que venham mais.
Sucesso!

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222