person_outline



search

O Segredo da "Memória Virtual"

Olá amigos da comunidade autores.com.br, hoje vou escrever sobre um assunto bem comum a todos os usuários do sistema operacional Windows.

Quem no decorrer de todos esses anos como usuários de Windows nunca se deparou com alguma mensagem relativa à “memória virtual”. Vou esclarecer esse assunto, que na verdade é um nome muito “especial”que o fabricante do software atribuiu a uma coisa muito simples.

A tal memória virtual, como é chamada pelo Windows, e área de swap, como é chamada no Linux, nada mais é do que um pequeno espaço reservado em disco que o processador do seu PC precisa utilizar quando a memória RAM, digo SDRAM, ou os famosos módulos de memória estão saturados de informações naquele determinado momento. Lembrando que o processador ou CPU fica em constante troca de microinstruções com a memória RAM (física) do seu microcomputador.

Na verdade, o nome técnico dessa famosa “memória virtual” é “arquivo de paginação” e existe em qualquer sistema operacional não só no famoso Windows. Inclusive o ideal seria que a mesma esteja alocada numa partição diferente do sistema e que seja criado um script para que toda vez que o usuário inicie o sistema, aquela partição seja “limpa”. Em outros sistemas isso já ocorre.

Bom por hoje foi isso, espero que tenham gostado e no próximo artigo irei desvendar o grande mistério da “fragmentação” e o processo da desfragmentação do seu disco rígido. Procurem acompanhar meus artigos pelo menos semanalmente e não hesitem comentar com críticas, elogios, sugestões entre outros.

Um abraço a todos e bom feriado!

Pin It
Atualizado em: Dom 6 Mar 2011

Comentários  

#11 ftmuffo 07-03-2011 22:25
Muito Obrigado Paulo, fico feliz que tenha gostado. Vem muita coisa boa por ai! :lol:
#10 ftmuffo 07-03-2011 22:07
Olá Partricia, seu comentário foi tão feliz que acho que dispensa minha réplica. Realmente o conhecimento é uma "bagagem" que não pesa e dentro do possível deve ser compartilhado com todos que o ensejam! Esse é o caminho da evolução. Muito Obrigado. :-)
#9 ftmuffo 07-03-2011 22:03
Muito Obrigado Tânia. :-)
#8 ftmuffo 07-03-2011 22:01
Olá Laisa, aprecio a atenção e espero que continue acompanhando.
#7 ftmuffo 07-03-2011 21:59
Sim, de fato sabemos que nos sistemas atuais esse recurso já vem configurado de acordo com a necessidade do sistema, Mas nada impede, como disse, de reconfigurá-la de uma maneira mais otimizada. Além disso, ela é uma memória indispensável, por mais memória física que exista na máquina. A maior evidência prática disso, é que em sistemas linux por exemplo o administrador é obrigado a definir uma área de swap no momento da instalação do sistema, independentemente do tempo de acesso do disco rígido. O intuito do artigo foi apenas explicar aos usuários comuns do que se trata a memória virtual, e não comparar sua relevância entre máquinas antigas e novas. Mas de qualquer forma agradeço seu comentário e sua atenção. :-)
#6 ftmuffo 07-03-2011 21:50
Sim, embora nos sistemas atuais essa memória já venha configurada de acordo com a necessidade do sistema. Ela pode ser redefinida qualquer momento.
+1 #5 PatriciaLettiere 07-03-2011 21:38
Ensinamentos são sempre bem vindos em nossas vidas.Ainda mais no que diz respeito à informática que é uma área muito extensa.Saber algo a mais é importante e precioso na atualidade!
Parabéns por compartilhar com os (as) amigos (as) do site,seu conhecimento,essa é uma atitude muito nobre de sua alma!
Com certeza todos irão acompanhar seus artigos! :D
+1 #4 zonetti 07-03-2011 18:05
Com a evolução da memória RAM (hoje máquinas com configurações básicas já trazem 2 GB ou mais...), a memória virtual está em segundo plano, e mais para máquinas antigas... além de, o acesso ao HD (5400 a 7200 rpm) continua bem abaixo dos gigahertz (bilhão de informação por ciclo) da memória principal, nossa querida e volátil RAM :)
+1 #3 tania_martins 06-03-2011 19:41
Parabéns pelo texto!
+1 #2 Laisa_C 06-03-2011 11:50
Muito útil seus textos, vou acompanhar..

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222