- Informática
- Postado em
O Segredo da "Memória Virtual"
Olá amigos da comunidade autores.com.br, hoje vou escrever sobre um assunto bem comum a todos os usuários do sistema operacional Windows.
Quem no decorrer de todos esses anos como usuários de Windows nunca se deparou com alguma mensagem relativa à “memória virtual”. Vou esclarecer esse assunto, que na verdade é um nome muito “especial”que o fabricante do software atribuiu a uma coisa muito simples.
A tal memória virtual, como é chamada pelo Windows, e área de swap, como é chamada no Linux, nada mais é do que um pequeno espaço reservado em disco que o processador do seu PC precisa utilizar quando a memória RAM, digo SDRAM, ou os famosos módulos de memória estão saturados de informações naquele determinado momento. Lembrando que o processador ou CPU fica em constante troca de microinstruções com a memória RAM (física) do seu microcomputador.
Na verdade, o nome técnico dessa famosa “memória virtual” é “arquivo de paginação” e existe em qualquer sistema operacional não só no famoso Windows. Inclusive o ideal seria que a mesma esteja alocada numa partição diferente do sistema e que seja criado um script para que toda vez que o usuário inicie o sistema, aquela partição seja “limpa”. Em outros sistemas isso já ocorre.
Bom por hoje foi isso, espero que tenham gostado e no próximo artigo irei desvendar o grande mistério da “fragmentação” e o processo da desfragmentação do seu disco rígido. Procurem acompanhar meus artigos pelo menos semanalmente e não hesitem comentar com críticas, elogios, sugestões entre outros.
Um abraço a todos e bom feriado!
Comentários
Parabéns por compartilhar com os (as) amigos (as) do site,seu conhecimento,essa é uma atitude muito nobre de sua alma!
Com certeza todos irão acompanhar seus artigos!