person_outline



search

Sobre tecnologia

Hoje falaremos um pouco sobre tecnologia. O mundo atual está cada vez mais dominado pela onda digital. O computador faz parte hoje do cotidiano e está presente nas televisões, carros, geladeiras, nos utensílios domésticos e por aí vai. A tecnologia de ponta está presente em todos os campos, e mesmos as pessoas que dizem ter fobia do moderno estão sujeitas a conviverem com ela.

Um exemplo bem simples disso é a construção de um zíper, isso mesmo leitor, nem mesmo essa invenção de 1883 escapou de ter seu processo de fabricação modernizado. Atualmente duas fábricas se revezam no monopólio da produção mundial do zíper, a chinesa YQQ e a japonesa YKK.

Da China vem cerca de 2/3 dos zíperes produzidos no mundo, quase todos presentes em itens de baixo custo, enquanto a japonesa YKK elevou a tecnologia do zíper ao extremo. Ela produz zíperes utilizados nas roupas dos astronautas, zíperes para trabalhos aquáticos e até mesmo um que serve de base de sustentação de uma barraca modular, que ao menos na teoria não tem limite de tamanho. Para alcançar esse nível em excelência no produto foram gastos milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento de novos materiais, novas técnicas de produção e na modernização das linhas de montagem.

Outro exemplo simples da tecnologia é o laser, que embora não seja tão usual, está presente em boa parte das residências atuais. Laser é a sigla para Amplificação da Luz pela Emissão Estimulada de Radiação (do inglês Laser - Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). A idéia do laser teve seu início em 1905, quando Einstein propôs que a luz poderia ser entendida tanto como onda quanto como partícula (o fóton). A partir do modelo atômico proposto por Bohr (1913), o laser foi sendo desenvolvido, saindo dos laboratórios de física e chegando até as residências atuais na forma de aparelhos de DVD, CD, apontadores de lousa, etc.

Dois objetos - um aparentemente simples, o outro visto como representante do futuro. Ambos necessitaram (e necessitam) de investimentos, de pesquisas para evoluírem, para serem aperfeiçoados, muitas vezes na forma de ciência básica. Aparentemente desconexos, eles revelam a necessidade do homem em estudar para melhor suprir as necessidades do mundo em que vivemos, seja na simples obtenção de um método de fechamento do vestuário, seja na hora do divertimento. Tudo está contido na ciência, e dela nada escapa.
Boa semana.

Pin It
Atualizado em: Qui 18 Set 2008

Comentários  

#2 Ellinn 02-05-2010 11:12
:love: Gostei muito destas informaçoes .Parabens , pelo texto. Abraços
#1 Ellinn 02-05-2010 11:12
:love: Gostei muito destas informaçoes .Parabens , pelo texto. Abraços

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222