person_outline



search

A LISTA – 10 filmes de terror imperdíveis.

Nesta minha segunda lista, destacarei dez filmes de terror que marcaram da minha juventude até os dias atuais. Alguns desses filmes são clássicos por excelência, e outros nem tanto; então para ficar uma lista organizada, separei três filmes mais antigos, três mais contemporâneos, três atuais e um deste ano. Assim, não darei uma posição de valores para eles, afinal não é um TOP 10.

Então vamos aos filmes:

1-      A Hora do Pesadelo (1984) – filme clássico de terror, que muitos conhecem, e principalmente agora que ganhou refilmagem. Este filme me marcou pelo seu personagem principal, o sarcástico Freddy Krueger que matava os adolescentes em seus sonhos (pesadelos), marcou toda uma geração dos anos 80 até inicio dos anos 90, com suas continuações.

2-      A Profecia (1976) – filme que marcou não somente a minha adolescência, mas de milhares, um filme perturbador, que nos prende do inicio ao fim, com fantástica história do menino que nasceu com o sinal do anticristo, sendo ele o próprio filho do Demônio, coisa perturbou muitos mostrando um belo garotinho causar tanta maldade assim como ocorre em O Exorcista (este não estará na minha lista desta vez), teve maus duas continuações, e uma nova trilogia a parti do 4º filme, agora nos anos 2000, teve um remake.

3-      Tubarão (1975) – este filme esta na minha primeira lista de filmes de terror, pois como já deu para notar escolhe filmes com temáticas diferentes, um no estilo serial killer, outro sobrenatural, e agora monstro (ou animal enfurecido). Nossa acho que Tubarão, não precisa nem falar muito, marcou toda uma geração Sessão da Tarde, e um filme que realmente me causou medo e belos sustos, ainda hoje assisto com entusiasmo, vendo o homem lutando contra um animal completamente a vontade no seu habitat natural, o mar, sedento per sangue, com uma brilhante direção para o então pouco conhecido Steven Spielberg. Teve outras continuações mas de pouca relevância.

4-      Pânico (1996) – Este filme é a coisa mais louca que já se produziu, ok exagerei um pouco, mas é o filme que consegue trazer o terror a um novo nível e qualidade, depois de A Hora do Pesadelo, Wes Craven não fez nada de bom como este Pânico, que mostrou que fazer cinema só depende de criatividade e ousadia, neste filme ele mostra um serial killer tentando matar uma jovem, e enquanto ele não consegue, vai deixando corpos de outros que estiverem no seu caminho, e desta forma Craven brinca com os elementos fílmicos, citando e homenageando o próprio cinema de terror e suspense. Ainda teve mais duas continuações com o mesmo ritmo, porem por manter o mesmo aspecto do primeiro filme, não causaram tanto impacto, e os fãs estão esperando mais uma continuação neste ano de 2010.

5-      Extermínio (28 Days later - 2002) – Um dos melhores filmes de zumbi da atualidade, neste filme eles mostram os zumbi não como os mortos vivos de Romero, mas como pessoas sem consciência e com sede de sangue, com cenas impactantes este filme mostra um mundo devastado e desolado, sentimos medo não apenas nas tomadas em que os zumbi correm em alta velocidade atrás dos mocinhos, mas pela desolação dos lugares. Depois saiu um filme com a mesma temática, Eu Sou A Lenda, baseado num livro mais antigo, as histórias são praticamente as mesma, os zumbi estão mais para vampiros do que mortos vivos, pois em ambos os filmes eles não andam durante a luz do dia.

6-      O Grito (JU-ON 2003) – esta é versão original Japonesa, que tive o prazer de ver em DVD antes da versão America, da qual não gostei tanto. A história mostra uma casa amaldiçoada por fantasmas de uma família assassinada pelo patriarca, criando assim a tal maldição de que quem entrar na casa fica amaldiçoado e é morto pelo fantasma da mulher, também tem a constante aparição de um garotinho e seu gato preto, os dois protagonizam cenas de arrepiar até o ultimo cabelo. Sobre filmes de fantasmas deixei de fora dois que são incríveis e importantíssimos nesse gênero sobrenatural, O Sexto Sentido e Os Outros, não que tenha esquecidos deles, ou que não tenha gostado, mas é que lês merecem estar numa lista mais importante.

7-      Rec (2007) – é difícil escolher filmes de terror após 2005, pois foram muitos filmes legais, só neste ano de 2007, eu poderia destacar mais dois filmes, O Nevoeiro e O Orfanato, filmes que me marcaram, mas Rec tem uma coisa que ainda hoje assistindo ele, me perturba com ambientes fechados e escuros, com criaturas espreitando na escuridão, um ótimo filme de zumbi, imperdível, um verdadeiro filme de terror.

8-      Cloverfield (2008) – em 2005 tivemos Abismo do Medo, com as criaturas numa caverna mostrando que o terror pode também estar em cada um de nós, e em 2006 o ótimo coreano, O Hospedeiro, que mostrava uma criatura mutante raptando pessoas para estocar como alimento, muito legal, com um ótimo humor negro, mas em 2008 veio a grande novidade nos filmes de monstro, Cloverfield é diferente e inovador, com uma nova dinâmica, mostrando um monstro misterioso destruindo Nova York, as sequências são mostradas na visão de alguns sobreviventes que filmaram tudo enquanto tentavam fugir, muito suspense e cenas de destruição hiper-realistas.

9-      A Órfã (2009) – Mesmo sendo um filme especificamente de suspense, escolhe a órfã e não Arrasta-me para o Inferno, nem Espelhos do Mal, que tem mias tudo a ver com esta lista, pelo fato de que este filme trouxe de volta um estilo de filme que tinha ficado no esquecimento, criança má tenta matar as pessoas que estão atrapalhando seus planos mesquinhos, me fazendo lembrar de filmes como Anjo Malvado, o próprio A Profecia, Cidade dos Amaldiçoados, Colheita Maldita. E o filme se destaca por trazer um elemento surpresa nas ultimas sequências, renovando este estilo que já atormentou bastante gente por ai.

E para finalizar – PANDORUM (2010 Brasil) – escolher um filme para destacar no primeiro semestre de 2010 não foi fácil, pois assisti O Lobisomem e gostei, também vi Zumbilandia e achei super divertido, outros filmes em sua maioria são continuações, e remakes, como A hora do Pesadelo, Halloween 2, entre outros, mas Pandorum veio para me agradar, e por um filme de ficção cientifica com terror nesta lista; um filme muito legal, com sequências de suspense e mistério; criaturas quase que originais; uma trilha sonora frenética e ao mesmo tempo claustrofóbica assim como muitas cenas do filme. claro que o filme não é nenhum clássico e talvez nunca chegue ao estatus que Enigma do Horizonte conseguiu ao longo dos anos, vale apena assistir e se divertir com as perseguições e se surpreender com o final.
Pin It
Atualizado em: Seg 9 Ago 2010

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR
Fone: (41) 3342-5554
WhatsApp whatsapp (41) 99115-5222