person_outline



search

A poética feminina

Ao estudar na UNEB em Alagoinhas, conheci muitos escritores e escritoras talentosas. Uma delas é a poetisa Janaína Silva, minha colega de curso. Ela havia sido uma das 102 autoras selecionadas no Prêmio Internacional Mulheres das Letras, promovido pela Litere-se. Jovem editora carioca com um belo trabalho sendo realizado na produção e divulgação de escritoras no país.
O livro foi financiado pelo Catarse em 2020. A campanha Tudo ou Nada estava orçada em R$ 7.900, mas teve 222 apoiadores. No fim, arrecadou R$ 11.521, com recompensas de metas estendidas. A minha recompensa selecionada foi uma edição em capa dura. Esses números impressionam e revelam a demanda crescente por uma literatura mais representativa e que traga novos discursos em relação as mulheres.
Devido a pandemia de COVID-19, o livro demorou a sair um pouco mais, mas aguardei pacientemente. Quem estava ansiosa mesmo era a Janaína Silva, nem discordo, também estaria. Quando o livro chegou as minhas mãos, fiquei contente com o projeto gráfico: mais de 100 poetisas, de seis países diferentes, em mais de 270 páginas de papel offwhite. A capa foi ilustrativa da representatividade e pluralidade feminina.
Como toda coletânea, os poemas e prosas poéticas aqui escritas agradaram em diversos níveis. Considerei os poemas melhores que as prosas poéticas, principalmente aqueles de versos livres e soltos. Houve até mesmo a presença de algumas crônicas e microcontos, a esses últimos, ficaram muito deslocados na obra. Seria melhor deixar apenas os poemas nas suas diversas formas e métricas.
Como dito antes, há uma multiplicidade de mulheres aqui! De variadas idades, identidade sexuais, classes social e ideologias políticas. Essa é a graça das coletâneas, reunir o que de universal a humanidade oferece: a diversidade. Alguns desses poemas me fizeram repensar muitas questões em relação as mulheres. Foi um mergulho no universo feminino, prazeroso e intenso.
Recomendo o livro por vários motivos, mas definiria um: mulheres falando com sua própria voz. Um coro de diversos timbres e entonações. Demonstraram força, sensibilidade e uma capacidade de mexer com a percepção do leitor de modo criativo. Superou minhas expectativas. Será um pecado não dividir essa experiência de leitura com os que me acompanham. Sinceramente, não sei onde os leitores e leitoras podem adquirir, mas se tiverem oportunidade de ler, não a perca.
Pin It
Atualizado em: Sex 1 Jul 2022

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br

whatsapp  WhatsApp  (41) 99115-5222