person_outline



search

Rosas cor de sangue

Eu acompanho o canal do Ferréz há algum tempo no YouTube. Eu gosto do trampo do mano, tem postura e manifesta opiniões bem coerentes. Me encantei ainda mais quando soube que ele é escritor, poeta, tem uma ONG chamada Interferência e sua própria grife de roupas. Como ele consegue dar conta disso tudo? Não sei, mas quando vi o seu álbum Os inimigos não mandam flores, eu logo comprei.
Tava com muita curiosidade de ler a escrita marginal do Ferréz, que roteirizou o álbum. Autor de livros como Capão Pecado e Manual prático do ódio, é um cronista da favela, que vai tecendo a trama como quem picha um muro. A mente dele não processa, ejeta ideias que ganham corpo e falam o dialeto das ruas. É inevitável ler o álbum e não identificar — ou se identificar — com os dilemas dos personagens.
O que dizer de um quadrinho sem falar dos traços? Esses ficam por conta Alexandre De Mayo, meio realismo, meio grafite.  A diagramação usa e abusa de páginas duplas e páginas inteiras, deixando tudo com cara de um panorama cotidiano. A colorização investe em tons terrosos e escuros, deixando tudo sufocante e acalorado, quase sombrio, mesmo que um sol mortiço brilhe no horizonte.
A história do álbum é rápida como um tiro, mas densa e cheia de tensão, como uma espiral de dor, sem tempo pra catarses. Se dividindo em dois momentos — mas conectados —, a obra nos leva a dura realidade marginal brasileira, onde policiais mais torturam que interrogam os acusados, e a cooptação do tráfico não respeita nenhuma barreira social. Choca ao mesmo tempo em que nos transborda de consciência social.
No início do quadrinho, o acusado Igordão está sendo sovado igual a bolo numa delegacia da Zona Sul de São Paulo. Estão tentando fazê-lo assinar uma confissão, mesmo que pela força, o que o acusado se recusa a ceder. O jogo só vai aumentando a pressão. Na segunda parte, um classe média desempregado tenta ganhar a vida no submundo do crime paulistano, e descobre da pior forma que os inimigos não mandam flores.
O título conta com um prefácio do repórter e crítico Rodrigo Fonseca, e uma super entrevista com Ferréz e Alexandre De Mayo que nos ajuda a entender um pouco de nosso país nos anos 2000. O desenhista Alexandre foi editor das revistas Rap Brasil, RapNews e Grafitti, quando fizeram o álbum Os inimigos não mandam flores, contavam com certa inexperiência, mas que em nada prejudicou a condução dos trabalhos.
O álbum foi publicado pela Pixel Media no longínquo ano de 2006, e continua atual como nunca. Em 2019 Ferréz fundou a editora Comix Zone em parceria com o apresentador Thiago Ferreira, investindo num catálogo diversificado, já contando com mais de trinta títulos. A editora conta com seu próprio canal no YouTube com mais de 50 mil inscritos.
Ferréz ainda tem uma empresa de bonecos chamada Porcovelha, que já conta com dois personagens em sua linha: Diomedes e Chupetin, ambos personagens criados pelo quadrinista Lourenço Mutarelli. A sua empresa, a 1DASUL é uma marca que vende roupas e acessórios exclusivos, com temática de rua e favela. Por fim, é o coordenador da ONG Interferência, lá no Capão Redondo, ufa! Seus empreendimentos são empresariais e sociais também, retornando a sociedade o que conquistou coma a sua força e esperança.
Para adquirir acesse:
Link 1 - http://www.comix.com.br/os-inimigos-n-o-mandam-flores.html
Link 2 - https://shopee.com.br/Os-inimigos-n%C3%A3o-mandam-flores--Uma-hist%C3%B3ria-da-Periferia-em-Quadrinhos-%28Usado%29-i.317248030.7570006218
Link 3 - https://www.amazon.com.br/Os-Inimigos-N%C3%A3o-Mandam-Flores/dp/8573164867
Link 4 - https://www.travessa.com.br/os-inimigos-nao-mandam-flores-uma-historia-da-periferia-em-quadrinhos-1-ed-2006/artigo/05cf8b36-435a-44a4-a7df-ddae94999996
Outros links de interesse:
ONG Interferência - https://pt-br.facebook.com/onginterferencia/
Loja 1dasul - https://www.1dasul.com.br/
Selo Povo - https://www.1dasul.com.br/departamento/159069/17/livros
Porcovelha Toys - https://www.1dasul.com.br/departamento/159065/16/porcovelha
Comix Zone - https://www.1dasul.com.br/departamento/79449/13/hqs-comix-zone-
Canal do Ferréz – https://www.youtube.com/c/Loja1dasulBrsp
Canal da Comix Zone - https://www.youtube.com/c/canalcomixzone
Pin It
Atualizado em: Seg 18 Out 2021

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br