person_outline



search

PÃO, MESMO QUE SEJA VELHO, EU QUERO

Em contato com uma senhora moradora de um prédio ao qual eu prestava os meus serviços extras aos sábados, ela me falou da existência de pães franceses que ela tinha “estocado” em sua geladeira.

De imediato eu afirmei a ela que aprecio pães amanhecidos, que os esquento com manteiga e queijo e não raro me utilizo das sobras para preparar incomumPudim de Pão Velho. Pudim esse que inclui em sua composição ingredientes nobres, tais como: queijo parmesão, nós moscada, canela da índia, ameixas e passas ao rum, além de ovos ligeiramente batidos.

No retorno às minhas atividades, lembrei-me de um fato por mim presenciado:

Um pedinte, ao tocar a campainha na casa de uma senhora já bem idosa, rogou-lhe algo para comer, porque, segundo ele, até aquela hora do dia (em torno das 15 horas), não havia comido nada. Nem mesmo tomado um copo d`água.

Condoída a senhora adiantou-lhe que poderia servir a ele um pão, que ela comprara para o café da manhã, com manteiga e café com leite de acompanhamento.

O “faminto” e mal-educado andarilho, rebateu com aspereza: “ô dona, pão véi eu num quero não!”

Fiquei pensando nas palavras iniciais do pedinte e concluí que, com fome, de fato, ele não estava, pois, um faminto jamais negaria aceitar algo para comer, ainda que se tratasse de “mero” pão com manteiga e café com leite.

Retornei às atividades e, distraído com os afazeres, não pensei mais no assunto.

O meu dia de trabalho extra chegou ao final e, ao me despedir, a DonaMariatrouxe-me um saco plástico com mais de dezena de pães congelados.

Agradecido, levei-os para casa e, no dia seguinte - domingo, comprei os condimentos e preparei pudins em formas, daquelas retangulares nas quais alguns bolos são comercializados em padarias.

Dessa forma os pães amanhecidos que por muitos são desprezados, foram transformados em 5(cinco) saborosíssimos pudins. Dos quais três eu ofertei a pessoas do meu apreço, dentre elas, evidentemente, aquela que a mim ofertou valoroso alimento, aDona Maria.

Pão, mesmo que seja velho, eu quero!

Pin It
Atualizado em: Ter 7 Jul 2015

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br