person_outline



search
  • Contos
  • Postado em

AS PÉROLAS DE MAMÃE

Minha mãe é natural de Sergipe mas vive em Santos há 41 anos, completou 69 no dia 29 de junho. Mesmo tantos anos vivendo longe de sua terra natal, não desgarrou-se do vocabulário, contos, provérbios, ditos populares e lendas peculiares da cidadezinha de Laranjeiras no município de Pedra Branca.
Meia hora com minha mãe, dona Elze, e suas gargalhadas estarão garantidas. Segue uma resumida lista de suas pérolas...
- Parece que tem o coração de Laconga(referindo-se a uma pessoa de coração frio, sem sentimentos)
- Cê num é bexta não!( situando o indivíduo que esteja passando dos limites)
- Tá vendo aquelas núvi ali e tá pensando que é o céu é?!(situando a pessoa sem noção que pensa em dar um passo maior que a perna)
- Sábado choveu, domingo fez sol...(frase solta no meio de uma conversa; subterfúgio usado para encurtar o relato dos fatos)
- Cali a bôki janestantí(cale a boca já, neste instante)
- Jesus ki lá bençoe(Jesus que te abençoe)
- Bam bam bam, caxa di fósfuru(subterfúgio usado para encurtar o relato de uma história enfadonha)
- Si ferroci(comentando o fato de alguém ter se dado mal, querendo dizer... "se ferrou")
- Parece uma tentem(referindo-se a uma mulher avoada, desapercebida)
- Fiqui aí nos braços de Godomá(fazendo pouco caso das moças que suspiram por homens que nem lhe dão bola)
- Nasceu no dia que pinicava ralo(referindo-se a uma pessoa de humor pouco refinado; ignorante)

Espero que tenham rido um pouco e enriquecido sua cultura popular, rsrrsrs...
Pin It
Atualizado em: Sex 3 Jul 2009

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br