person_outline



search

Um herói brasileiro

Dizem que heróis são figuras mitológicas, existentes apenas em nossa  imaginação. Mas em nosso país, houve há algum tempo um homem que personificava essa figura do ser acima dos mortais.

Ayrton Senna da Silva, exemplo de fé, perseverança e obstinação enchia de orgulho os c orações brasileiros, fazia com que seus fãs varassem madrugadas para vê-lo em ação nas corridas de automobilismo. Foi assim, em seu primeiro título de Fórmula I, conquistado no Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, em 1988.

Sob a figura do esportista, escondia-se o homem preocupado com as causas sociais, mais especificamente com as crianças. Por isso,ele criou o Instituto Ayrton Senna, para ajudar os jovens carentes de seu país.Era um ser a frente de seu tempo.

Voltando ao âmbito esportivo, oi hábito de empunhar a bandeira do Brasil surgiu em 1986; o Brasil acabara de ser eliminado pela França na Copa do México, e os mecânicos da Lotus Renault, fabricante francesa zombaram de Senna.Ao final da corrida, sendo vencedor, ele pegou uma bandeira do Brasil de um torcedor e desfilou  pelo autódromo, no que ficaria sendo sua marca registrada nas vitórias na Fórmula I.

A maior emoção de Senna, foi a primeira vitória em casa.Isso aconteceu em 1991, no Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo.Senna liderava com folga, porém as marchas de sua Mcclaren começaram a falhar, mas genial com era, conseguiu vencer apenas com a sexta marcha, terminando a corrida esgotado ,física e mentalmente.

Porém, a corrida  mais espetacular de Senna, foi no Grande Prêmio da Europa, em 1993, no circuito de Donnington Park.Por possuir um carro inferior às Williams, carros que dominavam à época, ele era franco atirador. Na largada, de quarto caiu para quinto, mas ao final da primeira curva, já estava em primeiro, vencendo a corrida e tornando-se um mito naquele circuito.Ele está eternizado em forma de estátua na entrada do autódromo.

Ayrton era mais do que um piloto.Ele servia de exemplo, e ainda serve para os que almejam sucesso no âmbito esportivo ou na simples vida mundana, pois foi atrás de seus objetivos, e os alcançou, enfrentou os percalços da vida sem desanimar, tornou-se referência de caráter e de humanidade.

O Grande Prêmio de Ímola, na Itália, em 1994, levou na curva Tamburello o homem Ayrton Senna, mas o herói de todas as manhãs de domingo de Fórmula I, permanece vivo, pois gênios como Senna estarão para sempre eternizados no Panteão de nossos corações.

“...É tão estranho, os bons morrem jovens...”(Lobe In The  Afternoon, Legião Urbana – CD  O Descobrimento do Brasil)

Pin It
Atualizado em: Sáb 27 Dez 2014

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br