person_outline



search

Lenda de Sepé Tiaraju

Em 1750 a Espanha queria trocar com Portugal as terras das missões dos jesuítas , conhecida como Os Sete Povos das Missões , pela colônia de Sacramento .
O problema é que Os Sete Povos das Missões eram habitados por milhares de índios .
Os jesuítas souberam da situação , mas para evitar pânico não falaram nada para os indígenas .
Aconteceu que nestas terras morava um índio que recebia espíritos dos seus ancestrais e era muito dedicado ao Xamanismo , seu nome era Sepé Tiaraju .
Uma certa manhã Jussara , a esposa de Sepé que também era curandeira , anunciou a todos que teve um sonho : um anjo falou que homens brancos iriam destruir aquelas terras .
Depois de alguns dias os índios lutaram contra os exploradores brancos , entre os guerreiros indígenas estava Sepé Tiaraju . No final da batalha , os exploradores prenderam Sepé .
Porém alguns índios voltaram as Missões e avisaram Jussara , que logo fez algumas magias para que seu marido saísse desta luta vivo .
Na prisão Sepé ficou cara a cara com um general lusitano que queria saber o local em que estavam os cavalos dos índios . Então o branco ofereceu presentes para Sepé em troca desta informação , mas o indígena recusou e ainda por cima exclamou :
- Esta terra tem dono !
Após isto o general gritou :
- Se me falar onde estão os cavalos , eu libertarei você !
Então o índio respondeu :
- Existem forças sobrenaturais capazes de me libertar .
O branco deu risada . Mas , de repente , surgiu o barulho de um trovão .
Como um raio , apareceu um cavalo com cabeça de fogo , que deixou todos assustados e paralizados como estátuas . Sepé se aproveitou de todo este espanto , conseguiu escapar e fugiu montado em cima deste cavalo sobrenatural . Quando os brancos voltaram ao normal , o índio já estava longe .
Dias depois , numa segunda batalha , Sepé lutou contra os brancos com o seu cavalo de fogo . Porém , desta vez , ele ficou muito ferido , não resistiu e morreu .
Reza a lenda que , no momento de sua morte , todos os índios que olharam para o céu viram Sepé cavalgando no firmamento , com o seu cavalo de fogo , no meio de uma luz azulada .
Muitos anos se passaram , as Missões viraram ruínas , mas dizem que neste local é possível ver o fantasma de Sepé , com o seu cavalo de fogo , cavalgando pelas noites de Lua cheia .

Pin It
Atualizado em: Dom 31 Ago 2008

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br