person_outline



search

Lenda de Devanir , a Rezadeira de Campo Largo

Há alguns anos atrás existia dona Devanir , que morava em Campo Largo , região metropolitana de Curitiba . Mas ela sempre vinha ao centro , desta capital , para pedir donativos aos comerciantes e ajudar as pessoas com suas orações .
Dona Devanir era simples : tinha mais de setenta anos ; baixa estatura ; pele morena ; cabelos com cachinhos ; voz serena ; vestia - se como uma criança ; carregava uma mochila estampada com os personagens Mickey e Minei , e , era fã de bijuterias .
Esta senhora sempre passava na loja em que eu trabalhava fazendo suas orações para os funcionários .
Uma certa vez , eu não estava me sentindo bem . Pois minha pressão tinha baixado e , naquele mesmo dia , recebi olho gordo de uma mulher que desejava o meu emprego para a sua nora e ainda contava com o incentivo de uma outra funcionária da firma para isto .
No final da tarde , dona Devanir chegou e uma colega minha exclamou :
- Reze para esta menina que ela precisa de oração !
Então a rezadeira colocou a mão no meu peito , fechou os olhos e disse baixinho :
- Que os anjos , os santos tirem o mal desta pessoa ...
Depois ela balbuciou outras palavras em uma outra língua .
No final da reza , a curandeira exclamou :
- Nossa !
- Até eu fiquei arrepiada !
Como eu era curiosa , indaguei :
- Faz tempo que a senhora trabalha com rezas ?
- A senhora já curou alguém através das orações ?
Desta maneira , ela respondeu :
- Eu oro há anos .
- Já curei muitas pessoas com as minhas rezas .
- Dona Lurdes estava passando mal e quando rezei ela melhorou .
- Uma moça tinha um marido bêbado e quando fiz muitas orações em sua casa , este seu esposo parou de beber .
Porém um fato mais interessante do que este causo é a história abaixo que aconteceu com uma amiga minha :
Patrícia tinha como passatempo preferido confeccionar bijuterias . Ela gostava de Dona Devanir e um certo dia deu uma pulseira com pedrinhas de strass para a rezadeira .
Esta jovem morava em Campo Largo . Mas trabalhava na lavoura , na região rural de Bateias . Para chegar ao seu trabalho , esta menina passava todas as madrugadas por uma floresta deserta .
Numa madrugada destas Patrícia percebeu que estava sendo seguida no meio do mato . Assim ela apurou o passou e olhou para trás . De repente , viu um bandido correndo atrás dela . Então a moça começou a gritar :
- Socorro !
- Socorro !
Como um raio , ela viu que uma neblina apareceu na frente do marginal e se transformou em Dona Devanir que começou a rezar . Após ver esta transformação , o bandido ficou paralisado .
Desta maneira Patrícia fugiu .
Ainda no final da floresta , mas já perto do seu trabalho , a garota viu a pulseira de strass , que tinha dado a curandeira , caída na grama . Então ela juntou o objeto e colocou no seu bolso .
No final do expediente a moça percebeu que a bijuteria não estava mais no seu bolso .
Após o seu serviço , Patrícia foi até a casa da rezadeira e disse :
- Obrigada por me salvar hoje de manhã !
- Serei grata para sempre .
Após falar estas palavras , a garota percebeu que Dona Devanir estava usando a pulseira de strass que ela tinha dado de presente .
Assim a curandeira explicou :
- Não fui eu quem te salvou .
- Foi a sua fé na oração .

Pin It
Atualizado em: Ter 5 Ago 2008

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br