person_outline



search

Lenda do Pirata Barba Vermelha de Curitiba

Na Curitiba do século dezenove havia uma moça apelidada de Safira . Um certo dia , ela foi convidada para uma festa à fantasia num clube . Na metade do baile , entrou um rapaz vestido de pirata que chamou a atenção de todas as mulheres . Mas , no meio do salão , surgiu o boato de que o rapaz era um pirata de verdade e que seu nome era Zulmiro . No meio da festa o moço misterioso dançou com Safira , que se apaixonou por ele . Então os dois passaram a viver um romance proibido . Até que um dia a jovem engravidou e o pirata desapareceu numa embarcação no porto de Paranaguá .

Como naquela época ser mãe solteira era uma vergonha , os pais levaram a jovem para passar a gravidez na casa de sua tia , que ficava num sítio perto do Lago Azul , localizado atualmente no parque do bairro Umbará .

Quando Safira teve o filho , ela decidiu afoga - lo nas águas do Lago Azul . Porém , após esta moça assassinar o bebê , surgiu uma iara que pegou o menino e exclamou :

- Sua mãe desnaturada !

- Saía daqui !

- Agora esta criança é minha !

- E com a magia desta noite de Lua Cheia este neném renascerá !

Então a mãe - da - água colocou suas mãos no peito da criança e ela reviveu .

Diz a lenda que este menino tem uma maldição : de dia ele é um bebê , mas de noite ele vira um homem vestido de pirata com cabelos e barbas vermelhas . Porém , se alguém retirar o chapéu da cabeça deste rapaz poderá ver um buraco com uma intensa luz azul .

Nos anos 70 teve uma festa à fantasia num clube de Curitiba . No meio do baile , entrou um jovem ruivo vestido de pirata . Então ele pegou a mulher mais bonita para dançar . De repente o chapéu deste moço caiu e de dentro da cabeça dele uma luz azul passou a brilhar . Então , como um raio , grande quantidade de água começou a jorrar da cabeça do pirata . Assim as pessoas ficaram assustadas e saíram correndo . Diz a lenda que quando elas voltaram o clube inteiro estava inundado e o moço misterioso tinha desaparecido .

Muitas pessoas falam que nas noites de Lua Cheia , um homem vestido de pirata sai do Lago Azul , do parque do bairro Umbará , em direção para as baladas à fantasia , da cidade de Curitiba , com a intenção de seduzir as mulheres .
Pin It
Atualizado em: Dom 15 Mar 2009

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br