person_outline



search

Retrospectiva Harry Potter

No último dia 22, que sucedeu a estréia do filme, fiquei totalmente estupefato ao apreciar Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte1. Acostumado com a “fidelidade” que as outras produções tinham com relação à história original de J. K. Rowling, estranhei a minuciosidade nos detalhes desse filme.

Recapitulando:

As ultimas produções, os fãs que leram os livros não me deixam mentir, foram um tanto quanto defasadas e até brochantes, principalmente depois de Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban.

O começo da saga foi extremamente empolgante, houve alterações sim, porém estas foram bem aceitas (o partida de Norberto, o filhote de dragão, no livro Harry e Rony levam-no à Torre de Astronomia e entregam o animal ao irmão mais velho de Rony que trabalha cuidando desses animais na Romênia, já no filme Hagrid apenas aparece triste e explica que Dumbledore enviou o animal à Romênia), dentre outras.

Harry Potter e a Câmara Secreta teve um roteiro também muito bem elaborado e as adaptações também não foram tão gritantes. A Saga tomou um ar mais adolescente, com partes até chocantes para o público infantil, e ganhou as bilheterias perdendo apenas para O Senhor dos Anéis e as Duas Torres.

O terceiro título da série foi marcado por fatos que não ocorreram e outros que sofreram modificações (a firebolt, por exemplo, seria enviada a Harry na metade da historia e atrairia suspeitas de que Sirius Black a havia enfeitiçado para levar o afilhado ate ele) dentre outros. Isso sem falar dos incontáveis desmaios de Harry e as previsões de Sibila indicando sua morte.

Já Harry Potter e o Cálice de Fogo apenas narrou as partes do livro sobre o Torneio Tribruxo, assim sendo as aulas de Trato das Criaturas Mágicas não foram relatadas, e alguns seres interessantes que deveriam aparecer na 3º Tarefa: O Labirinto não puderam ser inclusos (aconteceria o mesmo que aconteceu com Dobby nesse ultimo filme, ele apareceu do nada na trama). Dobby o elfo também teria uma participação nesse titulo, porém foi cortado.

O quinto titulo da serie Harry Potter e a Ordem da Fênix mostrou uma melhora na adaptação. A luta entre Dumbledore e Voldemort foi extremamente emocionante, repleta de efeitos especiais, os encontros da AD (Armada de Dumbledore) foram fieis as descrições, alguns fatos foram cortados como a amiga de Cho que entrega a reunião à Dolores deixando confuso o fato de Cho tornar-se a vilã da historia, porém esse fato é otalmente superável. A parte brochante do filme fica pro final. Quem esperava por ver a famosa sala giratória e seus enigmas se decepcionou, a mesma não foi inclusa pulando direto para a parte em que a AD chega à Sala das Profecias.

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe mais decepções: acredito que não somente eu mas todos os fãs esperavam apreciar a luta que sucedia a morte de Alvo Dumbledore na torre de astronomia, porem a mesma foi cortada e houve apenas algumas trocas de feitiços e palavras entre Harry e Snap quando estes estão próximos a cabana de Hagrid que foi incendiada por Belatrix Lestrange. Conseqüentemente Gui Weasley foi excluído do episodio, e sua aparição em As Relíquias da Morte foi bem estranha . Esperava mais também sobre os estudos que Harry e Dumbledore fizeram das Horcruxese sobre o próprio passado de Tom Riddle.

 

Seguindo essa saga de filmes defasados, porém bons se você não leu nenhum dos livros, esperava-se que Harry Potter e as Relíquias da Morte fosse igual. Porém algo inesperado aconteceu: o filme foi de uma fidelidade ao livro que espantou muitos (se não todos) dos fãs.

Esse que seria o último ano dos três amigos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts estes decidem não regressar (fato mencionado no final de Harry Potter e o Enigma do Príncipe) à mesma e sim a dedicarem-se na busca às horcruxes que Voldemort criou para assim poderem destruir o vilão. Ação e suspense estão presentes em peso nessa busca. Logo no começo Hermione apaga a memória de seus pais e sai de casa (ótima seqüência que, segundo o livro, ela apenas comentaria o feito com os amigos). Em seguida, Harry é resgatado por membros da Ordem da Fênix (dentre os quais estão Gui Weasley, Fleur Delacour e Mundongo Fleetcher; que deveriam ter aparecido em outras ocasiões na saga, porém foram cortados e os fãs que não leram os livros ficaram perdidos no meio de tantos personagens novos) seguindo um plano cuidadosamente desenvolvido por Alastor Moody, uma perseguição emocionante envolvendo vassouras, testrálios e motos voadoras toma conta da tela. O cenário então passa a ser A Toca, casa da família Weasley, e recebem heranças deixadas por Dumbledore aos três (Harry recebe o seu 1º Pomo de Ouro, Rony o desiluminador de Dumbledor e Hermione um livro Os Contos de Beedle o Bardo). La os bruxos testemunham o casamento de Gui e Fleur. Durante o mesmo ocorre uma invasão dos comensais da morte e Harry, Rony e Hermione fogem para as ruas de Londres onde a perseguição continua, desesperados buscam abrigo no Largo Grimald onde descobrem um pista de onde poderia estar uma das Horcruxes de Voldemort com Monstro, o elfo doméstico e Mundongo Fleetcher. Nesse ponto um clima romântico domina as cenas entre Rony e Hermione.

Seguindo tal pista, os jovens infiltram-se disfarçados no Ministério da Magia onde encontram e roubam a horcruxe medalhão de Doleres Umbrigde e, durante a fuga, são forçados a fugir para uma floresta. Uma fez com o medalhão, eles não conseguem destruí-lo tendo então que guardá-lo ate descobrirem um meio de o fazerem. Como todo objeto das trevas, o medalhão tem más influencias sobre as pessoas, tornando-as agressivas (algo semelhante ao anel de Frodo em O Senhor dos Anéis), Rony é o mais afetado e acaba distanciando de seus amigos e por fim eles se desentendem e o colega vai embora. Tristes, Harry e Hermione continuam a busca deixando o amigo pra trás.

Os amigos então resolvem voltar as origens de Harry e Voldemort, indo à antiga morada de Harry em Godric’s Hollow. La encontram Batilda Bagshot, historiadora da magia. O que eles não sabem é que a senhora Bagshot já está morta e isso não passa de uma armadilha de Voldemort para matar Harry, ao invés da historiadora, Harry vê-se frente a frente com Nagini , a cobra de Voldemort. Ele e Hermione fogem mais uma vez depois de uma luta magnífica com o animal. Com fuga, contudo, Hermione acaba por quebrar a varinha de Harry.

Aflitos, eles montam acampamento em outra floresta. Enquanto Harry fica de guarda e Hermione dorme na barraca, o bruxo avista uma corça prateada no meio da escuridão e acaba por segui-la, a corça leva-o a um lago onde a espada de Godric Grifindor está. Harry vê-se em pleno inverno e com o lago congelado, ele então mergulha na água com o medalhão. Ao chegar próximo à espada o medalhão reage de forma inesperada estrangulando Harry, que fica inconsciente e acaba regatado por Rony que voltou em busca dos amigos graças ao seu desiluminador. Após o resgate Rony usa a espada para destruir o medalhão, uma cena de Harry e Hermione nus unidos por um ardente beijo é projetada pelo objeto para impedir que Rony o destrua (muitos acharam apelativo), mas ele acaba vencendo os poderes do mesmo. Ao retornarem ao acampamento, Hermione fica muito brava com Rony e confusa por eles terem conseguido a espada.

Os três então seguem para a casa de Luna Lovegood para conversar com seu pai a respeito de certo símbolo que ele ostentava pendurado em seu pescoço no dia do casamento de Gui e Fleur. O Sr. Lovegood explica-lhes que o símbolo representa as Relíquias da Morte, e menciona um conto do livro que Hermione ganhou de Dumbledore, deixando claro que os objetos herdados terão alguma utilidade e sua jornada. Começa, então, uma excelente narrativa do Conto dos Três Irmãos. Ao final, o Sr. Lovegood retira-se do aposento, os três o seguem e pedem para ir embora, Xenofílio não deixae diz que Luna foi levada pelos Comensais da Morte de Voldemort e que o único modo de reavê-la seria entregando os três. Os comensais chegam, destroem tudo, os três fogem e acabam caindo nas garras de caçadores de recompensas que buscam inimigos do Ministério da Magia escondidos no meio da floresta.

Os caçadores os levam-nos à sede dos Comensais da Morte e são recebidos por Belatrix Lestrange. Harry não é reconhecido de imediato, pois Hermione o enfeitiça deixando seu rosto diferente para que o amigo não seja reconhecido, Belatrix desconfia e chama Draco Malfoy para reconhecer o colega de escola, ao perceber que Hermione o enfeitiçou manda Rony e Harry para o calabouço e tortura a bruxinha. Uma vez os dois amigos presos eles encontram Luna Lovegood e Olivaras, o frabricante de Varinhas. Harry busca por ajuda em um caco de espelho que ele carrega (no livro o fato é explicado em Harry Potter e a Orden da Fênix, o padrinho de Harry, Sirius Black, deu-lhe esse espelho para que ambos se comunicassem, depois de sua morte Harry passa a carregá-lo consigo o tempo todo) quando Dobby aparata no meio do calabouço.

Ao perceber que o elfo pode aparatar dentro do recinto (o que é impossível para os bruxos, pois o local foi enfeitiçado) Harry tem a brilhante idéia de pedir para que Dobby transporte-os ao Chalé das Conchas, lar de Gui e Fleur. Primeiro Luna e Olivaras são salvos, depois Dobby ataca Rabicho (que gardava o calabouço) e o deixa inconsiente, eles então travam um batalha com Belatrix, Draco, Lucio e Narcisa salvando Hermione. Dobby então aparata com Harry, Rony, Hermione e um duende, ao perceber isso, Belatrix arremessa um punhal em direção ao grupo, eles aparatam e chegam ao destino, tudo estaria bem se o punhal de Belatrix não tivesse atingido Dobby matando-o. Harry enterra-o sem usar magia.

É assim que o filme termina, sem mais nem menos, igual a 1º fita de Titanic nos tempos do VHS. Com menos de um mês desde a estréia no Brasil, Harry Potter e as Relíquias da Morte já é considerado (pelos fãs do livro, pois alguns críticos que não leram a saga acharam o filme apelativo, longo e sem necessidade de ser dividido) o melhor filme da saga, pode-se praticamente ler o livro enquanto se assiste ao filme. Rico em detalhes, com um toque de suspense, repleto de lutas e feitiços Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 é exelente, as alterações feitas e, seu roteiro nem são percebidas, vale a pena conferir; resta ao fãs esperar pela parte 2 em 2011.

Pin It
Atualizado em: Sex 10 Dez 2010

Comentários  

#2 muka69 22-01-2011 01:30
Realmente Nando, os filmes antigos são os melhores. Infelizmente o nível dos roteiros tem decaido, vamos torcer para que os bons tempos voltem, obrigado por avaliar!
#1 NANDO18 30-12-2010 22:52
o filme é bom não sou fã...mas...

pena que ele perde para STAR TREK QUE SÃO MAIS DE 11 FILMES... antigos ainda são um grandes espetaculos até hj.Embora seja um espetaculo no cinema com muitos efeitos ainda sim faz um pouco impacto no mundo :D Dimais essa,Parabéns HP7 pt1

Deixe seu comentário
É preciso estar "logado".

Curtir no Facebook

Autores.com.br
Curitiba - PR

webmaster@number1.com.br